Corporate Venture, desafios do crescimento acelerado e cases de sucesso foram os temas centrais do evento.
Cerca de 150 pessoas participaram da edição 2019 do CEO Summit, encontro anual da Inseed Investimentos com as investidas e a rede da gestora. 23% dos participantes eram Parceiros, 21% vieram da Carteira de Investidas Inseed, 18% de startups de alto potencial, 18% de Corporações, 14% eram investidores e 5% aceleradoras e hubs.
O evento, focado em gerar conexões estratégicas e debater o mercado de Venture Capital, ocorreu na FIAP Vila Olímpia, em São Paulo, na manhã do dia 13 de novembro, com apoio de: A5 Capital Partners, FIAP, Inventta, TozziniFreire Advogados e Troposlab.
Abrindo o evento, Éder Giglioti, CEO da Smartbreeder – investida do Fundo FIMA, falou sobre os Limites da Cognição Humana e como a tecnologia pode ajudar. O exemplo dado foi a plataforma inteligente de previsão e automatização para manejo de culturas agrícolas desenvolvida pela empresa, que está alcançando grandes resultados no Agronegócio.
Em seguida, o público foi dividido em dois painéis simultâneos: os empreendedores participaram de uma conversa sobre Desafios da Alta Escalabilidade com: Eduardo Smith (Investidor e Conselheiro de Knewin e Playmove, investidas do Fundo Criatec 3), Rafael Madke (CEO da RPH, investida do Fundo Criatec 1) e Renato Morsch (Presidente da Software AG Latin America e Conselheiro da Sellbie, também do Criatec 3). Como ser uma empresa verdadeiramente escalável? Como manter uma cultura forte durante o crescimento? Foram algumas das questões discutidas. O painel teve mediação de Eduardo Sperling, Head do Fundo Criatec 3.
Parte do público permaneceu no auditório para acompanhar a apresentação de Livia Brando e Bruno Bragazza sobre a experiência de liderar os movimentos de Inovação e Corporate Venture da EDP Brasil e da Bosch América Latina, respectivamente. Vinicius Scarpa, sócio da Inventta, foi o mediador do bate-papo.
Mais tarde, os participantes se reuniram no auditório para saber mais sobre os desafios e resultados na aproximação entre corporações e startups a partir do case da Cinnecta (investida do Criatec 3), que tem o Bradesco como cliente e parceiro. Eduardo Ferreira (CEO da investida) e Cristiano dos Santos (Gerente de Canais Digitais do Bradesco) mostraram que com a interação: a startup fica mais madura e ganha em validação e abertura comercial; e a corporação consegue inovar com maior agilidade e menor custo.
Fechando o evento, Marcio Kumruian (foto) contou a história da Netshoes. O CEO fez um panorama a partir da fundação da empresa, em 2000, como loja física de sapatos, até a consolidação como plataforma de consumo online líder em Esportes na América Latina e a 29ª marca de maior valor no Brasil.