Como preparar minha empresa para o processo de avaliação de um Fundo?

Check List

A decisão de buscar um fundo de investimento em participações (FIP) deve estar acompanhada de certo grau de maturidade em torno da seguinte reflexão: Onde quero chegar com meu negócio?

Fundos de Investimento em Capital Empreendedor são uma das formas de captar recursos para o crescimento acelerado de um negócio. Para o investidor, representam uma solução para o aporte de recursos em micro e pequenas empresas. Nesse tipo de Fundo, investidores tornam-se sócios de empreendedores, recebendo participação acionária e oferecendo em troca suporte e recursos financeiros para expandir o empreendimento.

Caso procure esse tipo de investimento, algumas informações podem agilizar o processo de análise da empresa por um Fundo. Vale observar que, primeiramente, a organização deve estar formalmente constituída para receber esse tipo de aporte.

ITENS PARA REFLETIR E ELABORAR:

> Clareza sobre oferta de valor e modelo de negócios;

> Entendimento sobre como sua inovação permite à empresa diferenciar-se da concorrência de forma significativa;

> Visão de crescimento do negócio.

ITENS PARA ORGANIZAR E REUNIR:

> Demonstrativos Financeiros dos 3 últimos anos. Se sua empresa tem menos de 3 anos, considere os demonstrativos desde a fundação;

> Estrutura de Custos detalhada;

> Perfil de Faturamento detalhado por Cliente e por Oferta de Valor.

Está com as questões acima alinhadas? Então confira os fundos geridos pela INSEED que estão com oportunidades abertas:

Fundo FIMA

Focado em empresas que apresentem inovação tecnológica aplicada ao meio ambiente.

Fundo Criatec 3

Voltado para micro e pequenas empresas, principalmente dos setores: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Biotecnologia, Agronegócio, Novos Materiais e Nanotecnologia.