O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, em Porto Alegre (RS), e contou com veículos da Região Sul do país.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã da quinta-feira (06/04) no auditório do BRDE (O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), o Fundo Criatec 3 anunciou a Chip Inside como primeira investida.
Localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, a empresa nasceu em 2010 dentro da Universidade Federal da cidade, a UFSM. Especializada no monitoramento em tempo real e com alta precisão do comportamento e do ciclo reprodutivo do gado de leite, a solução da Chip Inside coleta de dados que permitem a detecção dos níveis de ruminação, atividade e ociosidade do animal.
Para Alexandre Alves, diretor da INSEED (gestora do Criatec 3), a escolha da Chip Inside se deve a sua solução tecnológica inovadora e seu posicionamento estratégico dentro da pecuária brasileira. “A verdade é que este é um mercado carente em tecnologia e de grande potencial comercial. A pecuária oferece grandes oportunidades de escalabilidade para soluções com resultado. E a Chip Inside propõe um novo e disruptivo conceito de negócio”.
Iniciativa do BNDES, O Criatec 3 foi lançado em 2016 e tem R$220 milhões sob gestão. Durante o primeiro ano, realizou sua estruturação e apresentação pelo país, avaliou 936 oportunidades, e agora conta com 8 empresas em fase final de efetivação de investimento. Além do BRDE, que sediou o evento, o Fundo tem como cotistas o próprio BNDES, a Valid S/A (corporação de capital aberto na Bolsa de Valores), a Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas); o Badesul (Agência de Fomento) os bancos Alfa, Bandes (Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo), BDMG (Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais), BNB (Banco do Nordeste), e BRDE (Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul); a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) e a Fomento Paraná (Agência de Fomento do Estado do Paraná).