Há um momento certo para empreender?

A questão foi discutida no CEO Summit da INSEED, realizado no dia 17 de novembro de 2016, no auditório do Campus São Paulo.

 

“Todo empreendedor é um transgressor por natureza”, apontou José Luiz Ferreira, diretor da Nexxo Consultoria, durante o painel Multiplicando o Valor do Empreendedor, parte da programação do primeiro CEO Summit realizado pela INSEED.  José Luiz discutiu ao lado de Gustavo Junqueira, diretor da INSEED, e Juliano Andrade, CEO da OXI Ambiental, as implicações do momento em que é tomada a decisão de saltar de um trabalho estável para a criação de uma empresa.

Para ele, nunca estamos prontos para empreender, mas, ao mesmo tempo, estamos prontos porque o processo é uma caminhada. Dessa forma, a percepção de não estarmos preparados seria a brecha para compreendermos que precisamos de ajuda.

Sobre essa fase José Luiz defende “Pedir ajuda é um ato de engrandecimento. É quando a gente diz eu sou bom nisso e não sou bom naquilo. E se eu não sou bom naquilo vou me aprimorar, se tiver tempo. Muitas vezes não há tempo porque tem toda uma demanda por trás do negócio, mas eu posso recorrer a ajuda. E é curioso que quando essa ajuda vem, não como salvadora, mas como coparticipante de um sonho, tudo fica maior”.

“E aí temos a experiência de nos tornarmos cada vez mais realizadores de algo elaborado e construído em conjunto. Mesmo que eu seja o protagonista, se me perceber como parte de uma constelação de pessoas que trabalham com o mesmo fito, eu tenho a impressão que nós estaremos cada vez mais prontos, a partir do momento em que reconhecemos esses parceiros, esses companheiros de viagem“, conclui José Luiz.

Para assistir esse e os outros painéis do evento acesse nosso canal no Youtube.