Saiba como funciona o ciclo de um fundo de investimento
O empreendedor e o investidor unem forças para trazer segurança e proporcionar crescimento ao negócio e, ao fim do processo, seguem rumos separados.
O capital empreendedor consiste em uma das formas de captação de recursos na qual investidores, em troca de participação acionária, tornam-se sócios de empreendedores, que por sua vez, buscam suporte e recursos financeiros para expandir seus negócios. Ele se aplica a todo empreendedor que tenha um diferencial competitivo forte baseado em inovação e esteja em busca de um crescimento acelerado para o seu negócio. Esse tipo de investimento possui um ciclo dividido em três fases: prospecção, aceleração e desinvestimento.
Prospecção
Com duração que varia entre 3 e 6 meses, essa é a fase de busca por novos negócios a serem investidos. Nesta etapa, as oportunidades submetidas pelos empreendedores são analisadas sob o critério de alinhamento com o escopo do fundo de investimento, e caso selecionadas, os próximos passos são a construção da tese de investimento e a efetivação do aporte.
Aceleração
É a etapa de construção de valor para o negócio por meio da utilização adequada dos recursos investidos. Trata-se do processo ativo de apoio à gestão das empresas investidas, realizado em um período que vai de 4 a 5 anos. Nesse momento, a empresa recebe suporte em questões como: retenção de talentos, networking, governança, conhecimento, estratégia e auxílio em captação adicional de recursos.
Desinvestimento
Essa é a fase final do processo e dura de 6 a 12 meses. Nesse ponto, ocorre a venda da participação societária do fundo na empresa. O objetivo é realizar o ganho do investidor e permitir que o empreendedor continue seu caminho ou comece um novo.
Acredita que sua empresa possui o perfil para esse tipo de investimento? Confira as oportunidades abertas geridas pela INSEED: Criatec 3 e FIMA