Cinco startups foram escolhidas e estão negociando contrato com a Unimed-BH

Na terça-feira, 24 de abril, foi realizado o Demoday do LinkOne, programa de inovação aberta da Unimed-BH em parceria com a Inseed Investimentos que visa: conectar a cooperativa a startups para que estas se tornem fornecedoras ou parceiras, facilitar a captação de investimentos pelas startups e aproximar a Unimed-BH de soluções inovadoras e tendências de mercado.
O evento, que ocorreu no auditório da Unimed em Belo Horizonte, marca o encerramento da primeira edição do projeto. Foram 134 empresas de 12 estados inscritas e seis selecionadas: Aquarela, Dunning, Hondana, Nexo, Netlex e Simply, a partir dos eixos: gestão de negócios, gestão de talentos, jurídico e tecnologia da informação.
As startups selecionadas trabalharam com a Unimed por cinco meses, testando a aplicação de suas soluções nos processos da Cooperativa, e apresentaram os resultados conquistados para o público do Demoday. A partir disso, cinco empresas foram escolhidas para negociar contratos com a Unimed, entre elas a Netlex, focada na elaboração automatizada de documentos jurídicos, que foi considerada o destaque do LinkOne.
“Foi muito importante uma parceria entre uma grande empresa e uma gestora de fundos. Ficou claro para a Inseed que os ativos que trouxemos para a mesa, desde a rede de contatos até o conhecimento para lidar com negócios early stage de base tecnológica, nos permitiu orientar a busca da corporação. Ficou mais fácil alinhar as capacidades tecnológicas das startups com as dores e problemas internos da empresa, aumentando a assertividade das soluções desenvolvidas”, avalia Pedro Drummond, Head de Investimentos MG da Inseed.

“Destaco ainda os resultados do programa, já que buscamos fortemente chegar ao final com impactos concretos dentro da Unimed-BH. Então, durante o Demoday, mostramos indicadores, frutos gerados, áreas internas impactadas e clientes internos satisfeitos, prontos para seguir com as startups no formato de um contrato, parceria ou co-comercialização.”
Foi muito significativo também o engajamento da equipe da própria Unimed. A Cooperativa tem uma área de inovação atuante e isso ajuda muito no dia a dia para fazer com que o programa ganhe vida dentro da empresa. Empresas como a Unimed-BH possuem muitas áreas internas para serem trabalhadas, envolvidas. Desse modo, ter um parceiro interno foi muito positivo para o resultado alcançado no programa. “, conclui Pedro.