Demoday conclui primeira edição do LinkOne

Cinco startups foram escolhidas e estão negociando contrato com a Unimed-BH

Evento de encerramento do LinkOne, em Belo Horizonte. (FOTO: Élcio Paraíso)

Na terça-feira, 24 de abril, foi realizado o Demoday do LinkOne, programa de inovação aberta da Unimed-BH em parceria com a Inseed Investimentos que visa: conectar a cooperativa a startups para que estas se tornem fornecedoras ou parceiras, facilitar a captação de investimentos pelas startups e aproximar a Unimed-BH de soluções inovadoras e tendências de mercado.

O evento, que ocorreu no auditório da Unimed em Belo Horizonte, marca o encerramento da primeira edição do projeto. Foram 134 empresas de 12 estados inscritas e seis selecionadas: Aquarela, Dunning, Hondana, Nexo, Netlex e Simply, a partir dos eixos: gestão de negócios, gestão de talentos, jurídico e tecnologia da informação.

As startups selecionadas trabalharam com a Unimed por cinco meses, testando a aplicação de suas soluções nos processos da Cooperativa, e apresentaram os resultados conquistados para o público do Demoday. A partir disso, cinco empresas foram escolhidas para negociar contratos com a Unimed, entre elas a Netlex, focada na elaboração automatizada de documentos jurídicos, que foi considerada o destaque do LinkOne.

“Foi muito importante uma parceria entre uma grande empresa e uma gestora de fundos. Ficou claro para a Inseed que os ativos que trouxemos para a mesa, desde a rede de contatos até o conhecimento para lidar com negócios early stage de base tecnológica, nos permitiu orientar a busca da corporação. Ficou mais fácil alinhar as capacidades tecnológicas das startups com as dores e problemas internos da empresa, aumentando a assertividade das soluções desenvolvidas”, avalia Pedro Drummond, Head de Investimentos MG da Inseed.

Pedro Drummond, Head de Investimentos MG da Inseed. (FOTO: Élcio Paraíso)

“Destaco ainda os resultados do programa, já que buscamos fortemente chegar ao final com impactos concretos dentro da Unimed-BH. Então, durante o Demoday, mostramos indicadores, frutos gerados, áreas internas impactadas e clientes internos satisfeitos, prontos para seguir com as startups no formato de um contrato, parceria ou co-comercialização.”

Foi muito significativo também o engajamento da equipe da própria Unimed. A Cooperativa tem uma área de inovação atuante e isso ajuda muito no dia a dia para fazer com que o programa ganhe vida dentro da empresa. Empresas como a Unimed-BH possuem muitas áreas internas para serem trabalhadas, envolvidas. Desse modo, ter um parceiro interno foi muito positivo para o resultado alcançado no programa. “, conclui Pedro.