unnamed (12)

Newsletter | Empreender é voar de balões

Em uma clássica batalha de Davi vs Golias, o McDonald”s processou uma cadeia de fast food irlandesa chamada Supermac por violação de marca registrada, dizendo que o seu sanduíche chamado Mighty Mac poderia causar confusão nos consumidores. Era uma clara maneira de intimidar o concorrente que estava começando planos de expansão na União Europeia. A Supermac processou de volta dizendo que o McDonald’s não deveria ter a marca Big Mac…e ganharam! 

O McDonald’s perdeu por um incrível deslize dos advogados, que não conseguiram provar o óbvio. A comissão não viu provas suficientes de que a marca “Big Mac” era de fato utilizada, alegando que os menus e link da página da Wikipedia documentados como provas poderiam ter sido facilmente forjados. Com o nome Big Mac liberado, o Burguer King foi rápido no gatilho e, alguns dias, depois liberou a campanha acima, dando um novo nome a seus sanduíches. 

News of the Week

Semana passada fui comprar um livro na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. Chegando lá perguntei para um vendedor se ele tinha o livro em estoque. Fomos até o computador e ele abriu o site da Amazon, seu maior concorrente. Fez isso pois o mecanismo de busca por nome no site da Amazon é muito melhor que o sistema interno dele e com isso conseguia facilmente puxar o código ISBN do livro. Ver o sistema da Livraria Cultura foi uma cena visual que me lembrou muito o Windows 98. Dessas duas empresas, uma está em recuperação judicial e a outra vale US$1,49 trilhões. Precisa dizer quem é quem?

Nova Investida da KPTL, bem vinda Aevo! 

A Aevo oferece um sistema de gestão de inovação, já utilizado por empresas como Ambev, CCR, MRV, Aeris e Alstom. Com ele, essas empresas conseguem estimular e recompensar funcionários a contribuir com ideias que geram valor para a empresa, implementar desafios de inovação aberta,  conectar a empresa com startups e academia e fazer a gestão de todo esse portfólio de projetos. 

OGlobo

Story of the Week

David Blaine sempre gostou de desafios. Ele viveu em uma caixa de vidro içado no meio de Londres por 44 dias sem nenhum alimento a não ser água. Depois, ele conseguiu bater o recorde de mais tempo sem respirar. Foram 17 minutos embaixo d’água. A fórmula para isso não era mágica e sim técnicas de respiração que tiram o CO2 do corpo e treinamento para diminuir o batimento cardíaco. Nos treinos, ele conseguia desacelerar o coração até 12 batimentos por minuto.   

No grande dia, ao vivo no programa da Oprah, o nervosismo do momento deixou o coração dele um pouco mais acelerado, a 150 batimentos por minuto. O pensamento dele foi: já que estou aqui, vou até desmaiar. E foi ficando, convulsionando, o coração pulando batimentos, ficando mais um pouco e…recorde batido! 

No começo desse mês, David resolveu realizar um sonho de criança: Se prender a um conjunto de balões e voar. Ele literalmente fez isso e subiu até uma altitude de 25 mil pés, uma altura cuja temperatura beira os -20 graus e o oxigênio é insuficiente para respirar. Para isso, como todo empreendedor serial bem sucedido, primeiro David reuniu um bom time. Trouxe os maiores especialistas em meterologia, balões e paraquedismo. Esse último departamento, por exemplo, foi liderado pelo Luke Aikins, um cara com mais de 20 mil saltos de paraquedas e que literalmente pulou de um avião sem o paraquedas e caiu em cima de uma rede no meio do deserto. 

Segundo passo foi uma preparação intensa. David pulou de um avião 500 vezes, se tornou um piloto licenciado de balões e achou um investidor para o projeto: o Youtube Originals. Essa preparação, mais do que gerar um bom plano, trouxe os conhecimentos necessários para saber se adaptar. Obviamente, o balão não seguiu na rota esperada e a 20 mil pés de altura, sem conseguir respirar e quase congelando David precisou pensar em um local alternativo de pouso. 

Assistir ao processo que ele passa para realizar esses projetos é muito parecido aos desafios que vemos nossas startups enfrentarem. Necessidade de um bom time, preparação intensa, saber se adaptar e ser resiliente, todos conceitos que deveriam estar na cabeça de toda pessoa que quer ser como o David, um verdadeiro empreendedor.

Vídeo