Fabiola-Paes

Neomode é a nova investida do Criatec 3

A empresa desenvolve soluções omnichannel para o varejo e tem clientes como: Dufry e Lojas MM.

Fabiola Paes, CEO da Neomode. (Foto: Reprodução)

Desenvolver novos canais de venda (App Commerce e Shopbot Omni), transformar a loja física num minicentro de distribuição online, aumentar o giro de estoque das lojas, melhorar a logística de entrega com o sistema clique e retire e disponibilizar o estoque em tempo real. Essas são as propostas da Neomode, empresa de tecnologia que oferece soluções omnichannel para o varejo e que acaba de receber um aporte de R$ 2,7 milhões do Fundo Criatec 3.

Gerido pela Inseed Investimentos, o Fundo Criatec 3 foi criado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Além do próprio BNDES, também estão entre os cotistas do Fundo agências de fomento, corporações e investidores privados. No Paraná, estado onde a Neomode foi fundada, os representantes são BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Fomento Paraná. 

Fundada em 2016, a Neomode atende grandes cadeias de varejo como Lojas MM (Grupo Mercado Móveis) e Dufry. O montante será utilizado para automatizar a tecnologia, escalar a máquina de vendas, ampliar o quadro de funcionários e iniciar um plano de expansão nacional.

Convergência

“O omnichannel, que já é muito popular nos EUAe Europa, é uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma companhia. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. Assim, conectamos canais online com os pontos de vendas físicos e os consumidores evitam atritos na experiência de compra”, explica a co-fundadora da Neomode, Fabíola Paes, especialista em varejo e professora da ESPM, Ibmec e da USP/Esalq.

“Normalmente, depois de fazer uma compra pela internet, o consumidor precisa aguardar alguns dias até receber o produto. Isso gera insatisfação e diminui o interesse da compra. Com a solução da Neomode, é possível retirar ou receber as mercadorias em poucas horas, no mesmo dia e no local escolhido pelo consumidor. A jornada de compra proposta pela Neomode fica mais rápida e há redução significativa de custos logísticos. O cliente não enfrenta filas, prazos de entrega e taxas de frete’’, explica Gustavo Junqueira, CEO da Inseed Investimentos.

Um estudo da Webshoppers, realizado pela Ebit/ Nielsen em 2018, mostrou que a porcentagem de atrasos nos pedidos clique e retire, sistema desenvolvido pela Neomode, é de apenas 2,6% – significativamente menor do que quando enviados pelos Correios (16,6%) e pelas transportadoras privadas (24,4%).

Para possibilitar essa integração, a Neomode desenvolveu a tecnologia LORI (Library of Omnichanne lIntegrations for Retail), uma plataforma que conecta o varejo com os mais completos sistemas nativos de PDV – frente de loja – das lojas físicas, gateways de pagamento e plataformas e-commerce – e origina novos canais de venda white label omnichannel: App Commerce (aplicativos de compra) e Shopbot Omni (assistentes virtuais por robôs). Ambos têm como objetivo aperfeiçoar toda a jornada de compra online e offline do consumidor.

“Quando desenvolvemos esse serviço que integra os canais e utiliza um sistema de geolocalização, notamos grande satisfação do lojista, que gerou incremental de vendas – por cliente ao retirar o produto na loja – em cercade 40% em poucos meses. Existem diversas maneiras para melhorar a experiência de compra e encantar o cliente. O uso dessas ferramentas está revolucionando o jeito de comprar e vender no Brasil. Estamos felizes em alavancar esse processo e fazer parte dessa mudança de comportamento”, observa Fabíola.

Sobre a Neomode

O embrião da Neomode surgiu durante a pesquisa de mestrado de Fabíola Paes, em 2016. Ela percebeu que o varejo tinha grandes oportunidades para melhorar o processo de compras e entregas ao cliente.  Foi então que o negócio começou e ganhou força quando ela e os sócios João de Souza, Daniel Koleski e Carlos Balsalobre aplicaram os conhecimentos da pesquisa e venceram a maratona de desenvolvimento promovida pela L’Oréal Brasil, também em 2016.

Em 2017, a empresa ganhou projeção ao ser apresentada a varejistasde todo o mundo durante a NRF Big Show – a maior feira de tecnologia e inovação em varejo mundial, realizada em Nova York. Em 2018, a Neomode foi reconhecida com o prêmio Whow! de Inovação e, em 2019, ganhou o Demodaydo Programa de Aceleração Visa na categoria “Growth”.

CASES DE SUCESSO

Lojas MM

Com 40 anos de mercado, um dos mais tradicionais grupos varejistas do Sul do Brasil implementou, em 2018, um novo canal de vendas –o aplicativo white label  da Neomode- que permite aos consumidores do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul comprarem pelo smartphone. O investimento em tecnologia para modernização das mais de 190 lojas girou em torno dos R$ 25 milhões. Assim, todos os pontos de vendas da rede viraram minicentros de distribuição para venda online, o que traz uma diferença competitiva muito grande no mercado nacional quando se fala em agilidade e em redução de custos.

“O grande diferencial do aplicativo está justamente na tecnologia que utiliza do conceito omnichannel, permitindo que o cliente compre online e retire nas lojas físicas totalmente integradas por meio do clique e retire. A inovação também permite outras duas funcionalidades: o acesso à chamada prateleira infinita, quando o cliente está dentro da loja física e não encontra o produto desejado, adquirindo-o via e-commerce; além da alternativa de consultar a loja mais próxima com produto disponível para compra via geolocalização”, explica Fabíola Paes, da Neomode.

“Este é o aplicativo pioneiro no segmento de eletromóveis que disponibiliza a retirada do produto num período tão curto. Com o investimento no novo canal  a empresa tem obtido crescimento de 50% ao mês nas vendas pelo App Commerce”, destaca o Diretor Comercial das Lojas MM, Marcos Ribeiro Camargo.

Dufry

A Dufry, rede internacional líder em varejo de viagem, é a mais nova companhia global a investir em tecnologia para facilitar a interatividade online com os clientes de voos internacionais. Ela criou a assistente virtual Duda – que atende os consumidores 24 horas por dia, 7 dias por semana nas lojas Duty  Free  Dufry   Brasil, agilizando a vida de quem tem um prazo curto e deseja adquirir algo em suas lojas.

Entre as funcionalidades já disponíveis aos viajantes de embarque ou desembarque internacional, estão: ajuda para localizar os produtos nas lojas Duty  Free  Dufry  Brasil, tirar dúvidas sobre os pagamentos e cotas alfandegárias e fazer avaliação online do atendimento.

A Duda está integrada com o atendimento humano e carrega todo histórico de conversa do robô para o atendente, caso ele precise ajudar o cliente. Ela também pode ser integrada com um sistema de avaliação de satisfação em tempo real, visualização do catálogo de produtos para pesquisa de preço e descrição de produto integrado ao e-commerce.

“A ferramenta criada pela Neomode nos permite oferecer uma experiência melhor no atendimento ao cliente que possui automatização com a plataforma de e-commerce, atendimento humano e avaliação NPS. Em oito meses de testes e implantação, percebemos um avanço na qualidade do atendimento e automatização dos serviços na Duda”, explica Marcelo Ferreira, Digital &  Innovation Global Customer Service Manager da Dufry.

 

Press release: Assessoria de imprensa – Inseed Investimentos

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