Tbit e Genesis lançam primeiro sistema para classificação de grãos de soja do mundo

FOTO: Acervo Tbit

A Tbit, investida pelo Fundo INSEED FIMA em 2014, atua no ramo de processamento de dados e imagens e o Genesis Group é líder no Brasil em testes, inspeções e certificações para o agronegócio. As empresas anunciaram neste mês que estão trabalhando juntas no GroundEye Grains, o primeiro sistema do mundo para classificação automática de grãos, sendo o GroundEye Soy – focado na análise de grãos de soja – o primeiro lançamento da parceria.

Desenvolvido pela Tbit, o GroundEye classifica os grãos 10 vezes mais rápido que o processo manual, substituindo o olhar humano pela leitura e o processamento eletrônico de imagens. Adicionando confiabilidade e análise técnica instantânea. Já o Genesis Group, vem construindo um banco de imagens detalhado seguindo os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura desde 2016. A união de conhecimentos gerou o GroundEye Soy.

De acordo com o CEO da Tbit, Igor Chalfoun, “O GroundEye, desenvolvido pela Tbit, é um sistema voltado para a análise de sementes, plântulas e folhas, e o GroundEye Soy é parametrizado para a classificação física dos grãos de soja”. Nesta colaboração, a Tbit ficará responsável pela evolução, atualização e fabricação dos equipamentos e o Genesis Group será responsável por ofertar o serviço ao mercado.

O próximo passo do GroundEye Grains é preparar o sistema para a classificação de milho, fertilizantes e FLV (frutas, legumes e verduras).