Image of a researching scientist. Researcher. Wide image for ban
novembro 1, 2024

Não é magia, é Deep Tech

"Vamos falar de coisa boa? Vamos falar de Tekpix?" É meme? É. Mas nesse caso cai como uma luva, porque vamos falar de coisa boa sim, vamos falar da relação entre deep tech e venture capital.
Inspeção de rochas de minério
setembro 27, 2024

Na “rodovia” do futuro, minerar é parada obrigatória

Na news do mês passado, abrimos o texto de um jeito diferente – ÚNICO, tá lembrado? Pedimos pra você sacar o celular do bolso, abrir o Spotify e ouvir uma playlist de…tecnobrega. Pois bem. Manter este nível de ineditismo e animação não vai ser fácil, por isso, hoje, vamos complicar esse negócio: você se lembra das aulas de química do ensino médio (ou “do colegial”, para os mais tiozões)? Sinceramente, coloco a minha mão no fogo se você souber disso. … Então, vamos lá!
BAS
agosto 29, 2024

A escuta ativa, a sabedoria ancestral e as vozes da floresta

Vamos começar essa edição de um jeito bem diferente. Único. Primeiro, saque do bolso seu celular e abra seu aplicativo preferido de música. Uma vez nele, digite "tecnobrega". Isso mesmo: t-e-c-n-o-b-r-e-g-a. Pince uma playlist, aperte o play e deixe as ideias balançarem de um lado para o outro. E acredite, elas vão chacoalhar não só o seu pensamento, mas também o seu estado de espírito… Porque nessa epifania, nosso destino é um só: a Amazônia.
Pantanal
julho 26, 2024

A onça, o fogo, a água e o Pantanal

Os acordes são inconfundíveis. E a melodia também.  “Oh! Chalana sem querer / Tu aumentas minha dor / Nessas águas tão serenas / Vai levando meu amor…”. 
Conoas
junho 28, 2024

O Dia Depois do Amanhã

A imagem é desoladora. Devastadora mesmo. Água por todos os lados, casas submersas, prédios atingidos, muitas vezes, até o terceiro pavimento, ruas tão alagadas que não se dissocia o que é rio e o que é asfalto e um sentimento de impotência que assola o semblante não só de quem viveu a tragédia das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul, mas também de quem se importa com o próximo.
Cleantechs
maio 24, 2024

É tecnologia, não é feitiçaria

Às vezes, é fácil ter a impressão de que na economia batizada como sustentável, circular, "limpinha", tudo acontece em um passe de mágica. Enquanto nos bastidores se desenrolam processos complexos, passando a sensação de que qualquer material pode se transformar em outro, bastando adicionar "brilho" e "glamour" ao novo. Mas como diz aquele velho bordão:  “não é feitiçaria, é tecnologia”.
Feijuca
abril 26, 2024

A feijuca nossa de toda quarta

…Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão. E vamos botar água no feijão!
Rua Paulo Gustavo
abril 1, 2024

Uma Rua Chamada Paulo Gustavo

"Se essa rua, se essa rua, fosse minha…". A música dos nossos tempos de criança já foi interpretada por muita gente. Muita mesmo. Mas bem que caberia na voz do ator Paulo Gustavo. Sim, ele mesmo: Paulo Gustavo. E, nesse caso, por várias razões.
Zunido da inovação
fevereiro 29, 2024

O zunido de uma picada de inovação

Todo Carnaval no Brasil, ele brilha. Até hoje as fantasias continuam populares país afora. Não se incomoda com fumaça ou fumacê, gosta de água limpinha e quando enxerga a chance de combinar calor e chuva, logo coloca as asinhas de fora.
Ford
fevereiro 6, 2024

A engenhosa ideia de Henry Ford

No começo dos anos 1930, o empresário Henry Ford tinha um problema em suas mãos: em meio a uma crise generalizada nos EUA, brigas com cartéis e racionamento de aço, ele precisava encontrar uma forma alternativa para continuar produzindo seus carros a um preço acessível. Uma de suas saídas foi olhar para o campo, partindo de materiais como soja, trigo, milho e cânhamo para imaginar um automóvel feito de “plástico agrícola”. Após anos de pesquisa e financiamento, Ford apresentou ao público em 1941 o Soybean Car, um carro-conceito que era uma tonelada mais leve que os veículos da época e, se produzido em massa, ajudaria o país a economizar cerca de 10% de sua produção total de aço. E mais: o bólido rodaria com combustível também gerado a partir da queima do cânhamo.
News1
dezembro 12, 2022

Questão de vida ou… vida?

A final da Copa do Mundo está chegando, e nestas semanas, além de futebol, ficamos com algumas modernas imagens do Oriente Médio: arranha-céus espelhados, praias artificiais em formatos artísticos, xeiques árabes com suas túnicas, jatos, etc. Esta pujança é recente, e derivada diretamente do petróleo. Nem sempre foi assim.
Trofeu copa
novembro 18, 2022

Copa do Mundo de 2054

Em clima de Copa do Mundo, começamos a nos questionar quais são as presentes e futuras inovações dentro das 4 linhas, já que o futebol parece sempre estar atrás de esportes como tênis, basquete e futebol americano, em termos de adoção tecnológica. Ainda assim, não se pode negar que a evolução do esporte é nítida quando comparamos o futebol da época do Pelé com os dias atuais.
Abelhas
outubro 7, 2022

Lixo ou diamante: qual vale mais?

Quando pensamos em abelhas, as primeiras coisas que vêm à mente são o doce mel e a dolorosa picada. Se pensarmos mais um pouco, e lembrarmos das aulas da biologia do 8º ano, aceitamos que elas têm um papel para ajudar no ciclo das flores. 70% da polinização que transforma flores em frutos e sementes acontece pela ação das abelhas! Se não fossem as abelhas: adeus alimentos... o valor econômico da polinização no mundo é calculado em US$ 300-400 bilhões.
VC Challenge
setembro 19, 2022

Newsletter | Entre caranguejos e vira-latas

A 5ª edição do maior desafio de empreendedorismo, inovação e Venture Capital do Brasil já vai começar! Neste sábado (17), jovens universitários e do ensino médio já irão vivenciar na prática o dia a dia de um investidor de VC na 1ª Etapa da competição.
Imagem4
junho 28, 2022

Newsletter | O chocolate de US$ 2 Bilhões

Os líquens são associações simbióticas entre algas verdes e fungos ou entre cianobactérias e fungos. Quando o livro The Lichen Symbiosis foi lançado em 1993, ele ajudou a disruptar a indústria de livros e o varejo no geral para sempre. Ao mesmo passo que esse livro tinha enorme dificuldades de alcançar seu lugar no New York Times' bestseller, uma ainda pequena companhia chamada Amazon também tinha dificuldades de crescer. Com um modelo de negócios em que comprava livros de atacadistas, ela sofria uma barreira de pedidos mínimos de 10 livros. Para atender pedidos menores, tentou oferecer o pagamento de uma multa, mas não tinha jeito, os atacadistas insistiam no pedido mínimo. Foi aí que Jeff Bezos achou uma brecha, explicado pelo próprio em uma entrevista em 1998:
Security-Technology-scaled
junho 28, 2022

Newsletter | Perdeu! Perdeu!

Já parou para pensar no porquê existem essas diferentes cores para as roupas médicas?
unnamed (7)
maio 5, 2022

Newsletter | A evolução do container

Xiang-Yu foi um general rebelde da China do século III a.C.. Ele fazia parte da aristocracia da província de Chu, incorporada pela dinastia Qin para formar o território que hoje conhecemos como China. Bem educado e poeta, Xiang-Yu era considerado um espetacular estrategista militar. Em 210 a.C., ele conduzia pelo Rio Yang-Tse as tropas rebeldes para derrubar Qin. Após uma noite de descanso na beira do Rio, as tropas acordaram com os navios em chama. Correram pra se defender, até descobrir que o próprio Xiang-Yu tinha ordenado a destruição das embarcações. E ainda tinha ordenado também a destruição das panelas! Explicação? Sem navios para eventual fuga, e sem panelas para se estabelecerem no local, a única alternativa possível era ganhar as batalhas seguintes, com velocidade. E venceram 9 batalhas consecutivas, que culminaram no fim da dinastia Qin.
fevereiro 10, 2022

Newsletter | O melhor investidor é simplesmente o mais sortudo?

Em 1986, Andre Agassi chegou no The Masters (hoje o ATP Finals) como o #6 do ranking mundial dos tenistas. Mas ele não foi bem e se despediu do torneio após perder uma partida para o #2 do ranking, Boris Becker. Aquela era a terceira partida entre os dois e a terceira vez que Agassi perdia. Um dos pontos fortes de Becker era o seu saque, que atingia velocidades de 210 km/h, algo raro na época.
why-startups-fail
novembro 29, 2021

Newsletter | Como as startups morrem?

O sonho do Christopher Greicius, um menino de 7 anos, era ser policial. Mas, devido ao seu diagnóstico de leucemia, era claro que ele não chegaria ao próximo aniversário. Foi então que a polícia de Phoenix, Arizona, resolveu promover um dia de policial para o menino, dando-lhe um uniforme customizado e o levando para um passeio no helicóptero da polícia. O menino faleceu dois dias depois, mas esse ato deixou um enorme legado quando sua mãe, inspirada no que aconteceu começou a Make-A-Wish Foundation. Desde então, a fundação se tornou uma referência, em cima do propósito de conceder um desejo a crianças sofrendo de doenças graves.
dario-costa-of-italy-flies-in-tunnel-pass-istanbul-scaled
outubro 22, 2021

Newsletter | Pilotando para o futuro

Quando você joga cartas, já notou que em muitos baralhos o Ás de espadas costuma trazer um desenho diferente dos outros? A razão disso? Impostos.
banco de imagem energia limpa
agosto 19, 2021

Conheça o Manifesto ESG da KPTL

Somos uma gestora de recursos focada em inovação. Nosso propósito é organizar pessoas, conhecimento e recursos para gerar riqueza. Acreditamos que empreendedorismo e inovação são alavancas de geração de valor para a sociedade.
imagem colab 2
agosto 16, 2021

Newsletter | O maior comprador de tecnologia do mundo

Semanalmente, aqui na KPTL, conversamos com diversas startups que buscam vender suas soluções de software para as grandes corporações. Nosso portfolio é em grande parte composto por esse perfil. Mas muitas vezes se esquece que a maior corporação, a maior compradora de soluções de tecnologia é, na verdade, o governo.
news mari
julho 23, 2021

Newsletter | A revolução do Agro Brasileiro

Como as AgTechs estão começando a entender melhor os produtores rurais a partir da perspectiva de Mariana Caetano, nova Head de Agro da KPTL.
technological-device-with-netfilx-app
junho 7, 2021

Newsletter | O segredo de uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Netflix

Confira alguns insights gerados a partir do livro "A Regra é Não Ter Regras", de Reed Hastings.
imagem colab 2
junho 2, 2021

O que muda com a Lei do Governo Digital e a Nova Lei de Licitações?

Na última última semana, realizamos o segundo webinar do Ciclo GovTechs e a Digitalização do Setor Público, organizado por: KPTL, Cedro Capital, BrazilLAB e Colab.
Neuralink_macaco_jogos_1
maio 24, 2021

Newsletter | Pensamentos deixarão de ser privados?

Devemos ficar animados ou com medo das implicações de um chip interpretando os nossos pensamentos?
Creative big data charts texture
abril 23, 2021

SPACs: uma bolha prestes a explodir?

O Special Purpose Aquisition Company (SPAC) possui inúmeras peculiaridades, mas em sua forma mais simplificada, é possível dizer  ele funciona como um cheque em branco.
unnamed (2)
abril 13, 2021

Newsletter | O melhor livro que o Benchimol já leu

Na news da semana, um paralelo entre o livro "A incrível viagem de Shackleton”, de Alfred Lansing, e o empreendedorismo.
background pessoas smartphone
março 24, 2021

Newsletter | A Netflix deveria comprar o Spotify?

A edição analisa quais são os principais efeitos da pandemia para empresas como Amazon, Apple, Twitter e Netflix.
Content young businesswomen discussing statistics and smiling
março 8, 2021

Como criar oportunidades para mulheres em Conselhos junto a Gestoras e Fundos de Investimentos?

Leia no artigo de Christiane Bechara, CFO e Head of Compliance da KPTL.
Stock exchange market concept, hand trader touching on smartphone with graphs analysis candle line on bokeh colors light in night atmospheric city.
março 5, 2021

Newsletter| Por que a inovação acontece em clusters de tempo?

Por que mais da metade dos inventores dos EUA em três áreas de alta tecnologia - Biologia e Química, Ciência da computação e Semicondutores - estão concentrados em apenas 10 clusters urbanos? Por que essa concentração tem se intensificado ao longo do tempo apesar do avanço das telecomunicações?
Rejuvenate Bio
fevereiro 11, 2021

Newsletter | As tecnologias que te farão viver 200 anos

Cientistas estão desenvolvendo tecnologias para reverter o envelhecimento.
Wind turbines
fevereiro 2, 2021

Newsletter | Green is the new oil

O economista Adriano Pitoli falou sobre a transição energética até hoje e como será o novo mundo com energia barata.
preambulo
janeiro 29, 2021

Preambulo é investida pelo Fundo Criatec 3

Empresa líder do segmento de softwares jurídicos completou 32 anos e recebeu investimento do Fundo Criatec 3 em outubro de 2020.
imagem site ativa
janeiro 28, 2021

KPTL investe na Ativa Soluções

Empresa de IoT com mais de 1 milhão de equipamentos em operação recebeu aporte da KPTL e da Wayra, em outubro de 2020.
zoom ceo eric yuan
janeiro 15, 2021

Newsletter | Zooming ahead

No futuro, as reuniões virtuais podem ser tão boas quanto as presenciais.
Beautiful shot of a wave taking shape under the clear blue sky captured in Lombok, Indonesia
dezembro 18, 2020

Newsletter | Kelly Slater e sua Empresa Tech

Um surfista e um pesquisador uniram forças para criar a onda perfeita.
dezembro 18, 2020

Newsletter | Estudei 700 anos e aprendi uma coisa

O recorde de baixa das taxas de juros no mundo é um fenômeno recente ou uma mudança estrutural de longo prazo?
unnamed (12)
setembro 18, 2020

Newsletter | Empreender é voar de balões

Na news da semana, contamos como empreendedores conseguem, com planejamento e um bom time, realizar o impossível.
setembro 17, 2020

KPTL investe na Aevo

A empresa foi fundada no Espírito Santo e tem software pioneiro na gestão de inovação empresarial.  
site syos 2
setembro 17, 2020

KPTL faz aporte na Syos

Empresa aplica inteligência de dados e machine learning no monitoramento do frio alimentar através de sensores IoT proprietários.  
setembro 4, 2020

Newsletter | Empresas Tech e Assaltantes Armados

Exemplos de empresas escalam, mas conseguem manter seus valores e proximidade com os clientes, até mesmo em situações extremas.
unnamed (2)
agosto 27, 2020

Newsletter | O coelho de 91 milhões de dólares

Como Inteligência Artificial está sendo usada para avaliar obras de arte
news bike
julho 20, 2020

Newsletter | MBA do empreendedorismo

News of the week
Magnamed3 Foto © ClaudioCammarota.jpg-129 (1)
julho 3, 2020

Newsletter | Case Magnamed e Jay Janer na KPTL

News of the week Os acontecimentos mais importantes do mundo de inovação diretamente para você.
imagem agrotools
junho 18, 2020

KPTL investe na Agrotools

Empresa que conecta o mundo dos negócios ao campo através de soluções digitais com uso de dados, tecnologia e serviços, mira acelerar ainda mais seu plano de expansão no setor.
Leitura de cocho (3)
junho 18, 2020

Fundo Criatec 3 faz aporte na Gestão Agropecuária

Especializada em bovinos de corte, a empresa oferece aos clientes uma plataforma que permite a produtores e empresas de nutrição monitorar o desempenho zootécnico.
junho 18, 2020

Case: de startup a centro de tecnologia

A ARVUS foi criada em 2015 na cidade de Florianópolis (SC) com o objetivo de desenvolver soluções, prestar serviço e comercializarde equipamentos nas áreas de Agricultura e Silvicultura de Precisão. Em 2009, a empresa recebeu aporte do Fundo Criatec, co-gerido pela KPTL e pela Antera, e passou por um processo de crescimento acelerado.
maio 18, 2020

O hotel que viajou 14 mil quilômetros

Contamos uma história curiosa sobre um hotel flutuante, mostramos uma comparação de empresas de tecnologias que estão valendo mais que grandes empresas tradicionais e tendências inesperadas na quarentena.
rph-venture-capital
abril 30, 2020

O Investimento Radioativo

Contamos na newsletter sobre o desinvestimento do Grupo RPH, empresa que fabrica medicamentos radioativos.
março 2, 2020

O maior app de educação do mundo

Como o Duolingo está revolucionando a maneira como aprendemos idiomas, entrevista do nosso CEO, Renato Ramalho, para o NeoFeed e muito mais!
fevereiro 14, 2020

A corrida do ouro espacial

A startup canadense que detectou a epidemia do coronavírus antes mesmo da OMC e a corrida espacial por ouro e muito mais!
janeiro 17, 2020

O Efeito WeWork

Uma reflexão sobre o efeito WeWork no mercado, o ranking dos países com mais unicórnios e muito mais!
dezembro 12, 2019

Retailtechs dão dicas para a Black Friday 2020

Segundo pesquisa, as vendas online cresceram 23,6% em comparação com 2018, somando R$ 3,2 bilhões em faturamento.
novembro 28, 2019

Confira os destaques da edição 2019 do CEO Summit

Corporate Venture, desafios do crescimento acelerado e cases de sucesso foram os temas centrais do evento.
novembro 22, 2019

Neomode participa da série Fundadores do Valor. Assista!

Fabiola Paes falou narrou a trajetória da Neomode na série Fundadores, do Valor Econômico, feita para o canal do jornal no YouTube. O Fundo Criatec 3, gerido pela Inseed, passou a ser parte da história ao investir R$2,7 milhões na empresa, em junho deste ano.
novembro 18, 2019

Criatec 3 faz o primeiro investimento no Nordeste

A NeuroUp desenvolve soluções de biofeedback, que ajudam a diminuir tensão, melhorar o relaxamento muscular e reduzir dores.
outubro 22, 2019

Criatec 3 e EDP fazem aporte na Fractal

Companhia desenvolve soluções integradas para realizar, em tempo real, a gestão dos riscos hidrológicos e controle de barragens. (PRESS RELEASE)
Fabiola-Paes
setembro 12, 2019

Neomode é a nova investida do Criatec 3

A empresa desenvolve soluções omnichannel para o varejo e tem clientes como: Dufry e Lojas MM.
setembro 12, 2019

Case: de empreendedor a executivo de uma empresa global

Focado em empresas de tecnologia em estágios iniciais, o Fundo Criatec foi lançado pelo BNDES em 2007 e conta com a gestão da Inseed Investimentos. O Fundo investiu em 36 empresas e já fez 26 desinvestimentos. Entre eles: a Arvus, de Santa Catarina, que foi tema de matéria do portal NSC Total.
julho 31, 2019

Pontes entre o mercado e a universidade

O investimento da Cinnecta em pesquisas na Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi tema de matéria no jornal Estado de Minas. No projeto, que existe desde 2016, a empresa oferece bolsas, time e estrutura aos alunos. Eduardo Ferreira, CEO da Cinnecta, revela que já na fundação da empresa, com o sócio Ricardo Ferreira, nasceu a ideia de investir em ciência ao lado da academia. “Para os alunos, é uma possibilidade de interagir com o mundo corporativo antes de se formar. Lidam com problemas e situações reais do dia a dia da empresa. Além disso, eles também têm acesso a recursos tecnológicos e insumos. Para nós, esse contato com a visão acadêmica estimula a busca por inovação e conhecimento.”
julho 23, 2019

Criatec 3 e EDP investem R$6,5 milhões na Dom Rock

A startup de São Paulo desenvolve tecnologias inteligentes aplicadas aos negócios envolvendo grande volume e variedade de dados.
junho 17, 2019

Participe do primeiro Innovation Summit Brasil, em SC!

A Inseed Investimentos é apoiadora institucional do evento, que tem como tema central “Ecossistemas de Inovação: criativos, conectados e competitivos”.
maio 27, 2019

BNDES lança linha de crédito para empresas de alta tecnologia

O objetivo é estimular o esforço inovador de pequenas e médias empresas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou na quarta-feira, 22, o Programa BNDES Direto 10, linha de crédito para pequenas e médias empresas de alta tecnologia. O produto financiará investimentos entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões.
100_startups_to_watch
maio 24, 2019

Investidas Inseed no 100 Startups to Watch

Maior gestora de Venture Capital B2B do Brasil, com mais de 15 anos de experiência no empreendedorismo de base tecnológica, a INSEED INVESTIMENTOS teve três de suas investidas destacadas no ranking 100 Startups to Watch, realizado pelas revistas Época Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e pelas consultorias Corp.vc e EloGroup. As empresas destacadas no ranking são: Tbit, Justto e Carenet.
maio 9, 2019

Alright é o 15º investimento do Criatec 3

Startup do segmento de mídia digital chamou a atenção da gestora pela visão e potencial de crescimento.
abril 24, 2019

Carenet é investida pelo Criatec 3

Investida tem solução que permite orquestrar os dados dos pacientes com inteligência de maneira disruptiva no mercado.
abril 22, 2019

Conheça o Cleantech Movement

A iniciativa quer desenvolver a colaboração entre empresas do setor, startups, pesquisadores e investidores para catalisar a geração de soluções.
março 26, 2019

Empresa brasileira é uma das finalistas do OGCI Venture Day 2019

Na última semana, a Viridis, participou do Venture Day 2019, promovido pela OGCI (Oil and Gas Climative Initative), uma inciativa liderada pelos CEOs das maiores empresas de petróleo e gás do mundo. A empresa, que possui soluções para gestão de energia e utilidades para grandes consumidores, é investida do Fundo INSEED FIMA.
março 11, 2019

SP recebe Maratona do Capital Empreendedor

Entre 19 e 21 de março ocorre em São Paulo a 1ª Maratona do Capital Empreendedor, realizada pelo Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV EAESP. Fábio Campos, Investment Officer da Inseed, está entre os painelistas. Serão discutidos temas como: Seed Capital, Investimento Anjo, Aceleração e Venture Capital.
fevereiro 28, 2019

Criatec 3 faz aporte na VarejOnline

Empresa é o quarto investimento do Fundo no segmento de Varejo.
fevereiro 25, 2019

Sellbie é a nova investida do Criatec 3

A empresa carioca desenvolveu uma plataforma que busca maximizar as vendas no varejo.
janeiro 28, 2019

Criatec 3 faz primeiro aporte no Espírito Santo

A OneGrid, de Vila Velha, recebeu R$2,5 milhões do Fundo.
janeiro 21, 2019

Justto recebe aporte do Criatec 3

Empresa é pioneira no setor de lawtech no Brasil.
janeiro 8, 2019

Vaga para estágio na INSEED

Estamos em busca de um(a) estagiário(a) para atuar nas áreas administrativa/financeira e compliance aqui na Inseed. As principais atividades são: contas a pagar, emissão de NFs, lançamento em sistema, gestão de viagens e apoio ao compliance.
dezembro 21, 2018

Tendências da área de energia e utilidades para 2019

O ano de 2018 confirmou alguns movimentos no mercado nacional e internacional, e na área de energia e utilidades não foi diferente. Com planejamentos e metas totalmente focados em 2019, é hora de avaliar tudo que ocorreu ao longo do ano e como esses movimentos vão impactar cada empresa.
novembro 12, 2018

Inseed na lista Top Women Investing in Latin American Tech

 Levantamento feito pela LAVCA desde 2016 destaca as mulheres no mercado de Venture Capital.  
novembro 6, 2018

3º CEO Summit reúne empreendedores, investidores e corporações em São Paulo

Terceira edição do evento anual da Inseed Investimentos contou com 14 debatedores.
setembro 6, 2018

Criatec 3 faz roadshow pelo Nordeste em busca de empresas inovadoras

A primeira edição do evento ocorre no Maranhão em 18 de setembro.
agosto 28, 2018

Conferência sobre agro, tecnologia e negócios chega a Goiás

Organizado pela Anprotec, o evento debaterá o papel dos ambientes de inovação perante as oportunidades e desafios do agronegócio.
agosto 16, 2018

Últimas semanas para inscrição no LinkOne

Segunda edição do programa busca iniciativas no setor de saúde
agosto 3, 2018

Eficiência energética: a AEGEA Saneamento implementa novo sistema integrado de gestão da Viridis

Em 2017, a Viridis passou a operar no setor de saneamento como aliada da AEGEA para gerenciar e monitorar o consumo relacionado a energia da empresa. A AEGEA gerencia ativos de saneamento através de suas concessionárias em diversos estados do país, atuando em todos os processos do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto. Hoje a empresa está presente em 48 municípios, atendendo mais de 5,4 milhões de pessoas em todo o Brasil.
DSC_0075
julho 23, 2018

VALOR: Novatas levam agilidade a multinacionais

Matéria do jornal Valor Econômico sobre soluções tecnológicas no agronegócio cita investidas dos fundos geridos pela Inseed.
julho 19, 2018

Programa busca startups para projetos de inovação aberta

O LinkOne, realizado pela Unimed-BH em parceria com a Inseed, está em sua segunda edição.
dataclick-monitor
junho 15, 2018

VALOR: Criatec 3 investe na BluePex

Empresa de cybersecurity quer acelerar crescimento. Casos “ransomware” (sequestro de dados) tem impulsionado procura de pequenas e médias empresas por soluções.
junho 15, 2018

VALOR: Intergado recebe aporte do Criatec 3

Solução entrega análises de lucratividade na pecuária intensiva, revelando como está a engorda e a evolução individual de cada animal, ajudando nas tomadas de decisão do produtor.
junho 6, 2018

TV HORIZONTE: Conheça o ecossistema brasileiro de startups

O programa Mercado de Negócios, da TV Horizonte, falou sobre o ecossistema brasileiro da startups. A matéria está dividida em dois blocos e tem participação de players como a Inseed e o TroposLab. Confira!
maio 16, 2018

BRDE Inova discute formas de apoio e inovação

Banco reuniu clientes, consultores e parceiros na última terça-feira.
maio 9, 2018

VEJA: Conheça as alternativas de crédito para tirar um negócio do papel

Em um negócio nascente, é importante buscar capital para sobreviver enquanto o lucro não vem.
maio 2, 2018

VALOR: Inovação aberta fomenta projetos

FIMA e BR Startups são alguns dos fundos brasileiros que possuem iniciativas para aproximar startups e grandes empresas.
maio 2, 2018

ESTADÃO: Startups crescem com inteligência artificial

A situação atual do país favorece pequenos negócios tecnológicos e serve de alerta para que as empresas maiores invistam em tecnologia, diz especialista.
maio 2, 2018

VALOR: Cresce o interesse por empresas de base tecnológica

Gestoras e investidores brasileiros buscam projetos com startups e empresas incubadas.
abril 27, 2018

Demoday conclui primeira edição do LinkOne

Cinco startups foram escolhidas e estão negociando contrato com a Unimed-BH
abril 19, 2018

Evento aborda expansão global das empresas de TI

5ª edição do Export Day vai contar com participação da Inseed
abril 18, 2018

Participe do evento de encerramento do primeiro Link One

O programa conectou empresas nascentes às necessidades de gestão da Unimed-BH.
gestaoIntegradaEnergia-1
abril 10, 2018

VALOR: Mercado do IOT cresce no Brasil

Em matéria publicada no dia 29 de março de 2018, a jornalista Martha Funke, do Jornal Valor Ecomômico, avalia como a velocidade do retorno dos investimentos está incentivando a adoção da internet das coisas (IoT) em diferentes setores no Brasil. "Graças a resultados em aumento de qualidade, produtividade, redução de custos e novos serviços, os casos de uso se multiplicam e começam a ir além de testes e pilotos", indica.
abril 10, 2018

VALOR: Venture capital busca aquisições no agronegócio

Matéria do jornal Valor Econômico fala sobre o crescimento dos investimentos no agronegócio e cita os Fundos Criatec e INSEED FIMA.
abril 6, 2018

Competição quer eleger startups com maior potencial de transformar mercados

O Grupo Padrão convida startups que possuem soluções voltadas para Varejo, Customer Experience ou Inovação para uma competição que busca o próximo unicórnio (empresas que podem valer mais que $1 BI) brasileiro.  A Corrida de Unicórnios vai conectar empreendedores a grandes empresas, decisores e investidores, além de premiar os três principais vencedores. 
março 28, 2018

Playmove recebe aporte do Fundo Criatec 3

A empresa desenvolve soluções tecnológicas para o setor educacional.
março 23, 2018

Tbit e Genesis lançam primeiro sistema para classificação de grãos de soja do mundo

A Tbit, investida pelo Fundo INSEED FIMA em 2014, atua no ramo de processamento de dados e imagens e o Genesis Group é líder no Brasil em testes, inspeções e certificações para o agronegócio. As empresas anunciaram neste mês que estão trabalhando juntas no GroundEye Grains, o primeiro sistema do mundo para classificação automática de grãos, sendo o GroundEye Soy - focado na análise de grãos de soja - o primeiro lançamento da parceria.
março 23, 2018

Smartbreeder é a nova investida do FIMA

O negócio oferece soluções para culturas de cana-de-açúcar, grãos e florestas. O Fundo FIMA, criado pelo BNDES e gerido pela Inseed Investimentos, anuncia aporte de R$ 5 milhões na Smartbreeder, empresa especialista em desenvolvimento e comercialização de Sistemas Inteligentes de Manejo Integrado de Culturas.  A principal oferta de valor da companhia é a redução de perdas na agricultura através da inteligência no combate a pragas
fevereiro 27, 2018

Estão abertas as inscrições para a Conferência Anpei de Inovação 2018

A INSEED apoia institucionalmente o evento e estará presente. Já é possível se inscrever na Conferência Anpei de Inovação 2018, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de maio, no Expo Gramado, no Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril no endereço: www.conferenciaanpei.org.br/inscricoes
fevereiro 20, 2018

RECORD NEWS: Mercado de Internet das Coisas em expansão

A INSEED participou de uma repotagem do canal Record News no dia 03 de fevereiro de 2018. A matéria destaca o segmento de Internet das Coisas, conceito ligado a tecnologias que conectam objetos do dia a dia à internet. Segundo o BNDES, o setor deve movimentar entre 50 e 200 bilhões de dólares no Brasil até 2025. Assista!
fevereiro 16, 2018

CASE IMEVE

A Imeve Biotecnologia já tinha 30 anos de existência quando recebeu aporte do Fundo Criatec, em 2011. A empresa apresenta soluções sustentáveis para o mercado veterinário como aditivos pro-bióticos, medicamentos para grandes animais, suplementos e produtos para a linha PET.
janeiro 29, 2018

PROJETO DRAFT: Fundo Criatec completa dez anos

Matéria do Projeto Draft aborda quais foram as mudanças do ecossistema de inovação ao longo do período de desenvolvimento do Fundo, co-gerido pela INSEED.
janeiro 17, 2018

CASE ARVUS

A ARVUS foi criada em 2004 na cidade de Florianópolis (SC) com o objetivo de desenvolver soluções, prestar serviço e comercializar equipamentos nas áreas de Agricultura e Silvicultura de Precisão. Em 2009, a empresa recebeu aporte do Fundo Criatec, co-gerido pela INSEED, e passou por um processo de crescimento acelerado.
janeiro 17, 2018

VALOR: FIMA investe na Zazcar

A empresa de compartilhamento de veículos recebeu R$7,5 milhões e busca expansão na capital paulista.
dezembro 19, 2017

BUG é desinvestida

Investida pela Fundo Criatec em 2009, a empresa completa o ciclo ao ser adquirida pela Koppert.
outubro 16, 2017

Evento traz diretora executiva do governo de Utah ao Brasil

A 16ª Conferência Anpei de Inovação ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Belo Horizonte/MG.
outubro 5, 2017

Monsanto investe na Tbit

Investida pelo Criatec em 2014, a empresa recebe agora aporte do Fundo BR Startups.
outubro 4, 2017

Inscrições abertas para a 16ª Conferência Anpei de Inovação

O fórum tem apoio do Governo de Minas Gerais e terá ambientes integrados.
setembro 21, 2017

INSEED e UNIMED-BH lançam programa de inovação aberta no setor de saúde

Parceria entre gestora e Cooperativa é inédita no Brasil.
setembro 13, 2017

SVA Tech é investida pelo Criatec 3

Em ritmo acelerado, o Fundo Criatec 3, gerido pela INSEED Investimentos, anuncia a  quarta investida do ano.
setembro 11, 2017

EXAME: Fundo Criatec 3 investe na Decision 6 e na Device Lab

Juntas as empresas cariocas vão receber R$4,5 milhões.
agosto 30, 2017

Case Geofusion

Muitas empresas da carteira Criatec, fundo co-gerido pela INSEED, são hoje referência de negócios inovadores que cresceram significativamente e conquistaram mercado no Brasil e no mundo. Esses negócios geram impacto em sua cadeia produtiva, solucionam demandas de mercado e da sociedade de forma disruptiva, além de trazer resultados financeiros para os empreendedores do negócio e para os investidores do Fundo. Conheça um dos casos de empresas que foram investidas em uma fase inicial, quando o risco do negócio ainda era grande. É a Geofusion, empresa referência em inteligência geográfica de Mercado, com mais de 300 clientes em carteira. A INSEED Investimentos é uma gestora de recursos focada em empresas inovadoras com alto potencial de crescimento. Investe em empresas inovadoras desde 2002.
agosto 7, 2017

Competição oferece mentoria para Fintechs

Estão abertas as inscrições para o Hackathon Jogo dos Impérios, organizado pela Planet Startup e o Insituto IDEE
agosto 2, 2017

INSEED FIMA investe na Solis

A empresa é a primeira  do segmento de aquecimento solar a receber aporte de um fundo
junho 26, 2017

Evento busca empreendedores na área de Educação

O encontro vai ocorrer no Cubo Coworking, em São Paulo. A gestora Vox Capital e a aceleradora Quintessa promovem, no dia 18 de julho, o evento "Portas Abertas - Conexões que fazem a diferença". Para tanto, vão selecionar entre quatro e seis empreendedores do setor de Educação para que possam apresentar os respectivos modelos de negócio para especialistas e potenciais clientes. Os escolhidos vão se reunir com a equipe de especialistas convidados, formada por Ana Flávia Castro, expert em negócios de impacto social, com ênfase no setor de educação; Graziella Matarazzo, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB); Rafael Camelo, diretor de Avaliação e Planejamento da Plano CDE, e Tatiana Klix, editora do Porvir.
abril 18, 2017

Automação de ambientes busca eficiência energética

A WTI desenvolve soluções em Tecnologia da Informação voltadas para governança de TI e aumento da performance dos processos de negócios. Após receber o aporte do Fundo Criatec, em 2012, a empresa investiu em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e lançou a WTI@Home, linha focada em automação residencial e corporativa, marcando o ingresso  no mercado de IoT (Internet das Coisas).
abril 7, 2017

Criatec 3 anuncia o primeiro investimento

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, em Porto Alegre (RS), e contou com veículos da Região Sul do país.
março 7, 2017

Evento discute como alinhar sócios e atrair investidores em startups

A Fumsoft e o Comitê de Marketing & Inovação da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assesspro-MG) apresentam o debate "Sócios e Investidores: 2 peças-chave para startups". A ideia é indicar como alinhar os sócios de uma startup e fazer com que isso reflita na atração de investidores de qualidade para o empreendimento
março 3, 2017

Programa busca startups de Fintech e Usabilidade Digital

  Desenvolvida pelo BMG, a ação visa  encontrar soluções para desenvolvimento de projeto-piloto.
fevereiro 21, 2017

ALLVP: INSEED é a gestora mais ativa em Saúde na América Latina

Um estudo da ALLVP  catalogou  57 startups do setor que receberam investimentos recentes na América Latina. Uma pesquisa da Antoni Lelo de Larrea Venture Partners (ALLVP) apontou a INSEED como a mais ativa gestora de investimentos na área de Saúde Humana da América Latina. O escopo foram os portfólios focados em empresas early stage e deals recentes na região.
fevereiro 20, 2017

Criatec 3 é apresentado em Brasília

No última semana Brasília recebeu o lançamento do "Startec - Da Teoria ao Produto Final", programa de capacitação para empresas aprovadas no edital Startups Brasília da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O evento foi promovido pelo TEcSoft em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e tocou em temas como compliance, marketing e planejamento estratégico.
fevereiro 17, 2017

História da Vida Biotecnologia é contada na Pequenas Empresas & Grandes Negócios

A companhia  nasceu  de uma parceria entre antigos patrão e funcionário A Vida Biotecnologia fabrica reagentes para laboratórios de análises clínicas, com ênfase na produção de testes rápidos para doenças infecciosas e hematologia. A companhia foi criada em 2009 por Renato Silva, Geraldo Célio e Cássio Fontes. Antes disso, Renato trabalhou por mais de 20 anos na empresa de equipamentos para diagnóstico, In Vitro, dirigida por Geraldo. Um tempo depois o negócio foi vendido, mas Renato e Geraldo decidiram continuar no setor em que tinham experiência. A partir dessa ideia surgiu a Vida, que também tem como sócio Cássio, filho de Geraldo.
fevereiro 14, 2017

Welle recebe aporte da WPA

O co-investimento foi tema de matéria do Diário Catarinense.
fevereiro 14, 2017

Empresa oferece soluções para descontaminar solo, água e efluente

A Folha publicou uma reportagem analisando como a crise hídrica enfrentada por São Paulo entre 2014 e 2015 aumentou a busca por empresas que oferecem soluções para a economia de água, como sistemas de reuso e descontaminação. Por outro lado, o jornal apontou que com o controle da situação, o maior desafio desses negócios é provar que o uso racional da água precisa ser uma preocupação constante.
janeiro 20, 2017

Virada Maker: Inseed vai oferecer mentoria para startups do Nordeste

Nos dias 28 e 29 de janeiro o Fab Lab Recife apresenta a primeira Virada Maker do Brasil. O evento é uma maratona que reúne atividades de artes, design, urbanismo, moda, ciência e tecnologia em vários espaços do Paço Alfândega, no Recife Antigo.
janeiro 20, 2017

TECHCRUNCH: Panorama do ecossistema brasileiro de inovação

O site TechCrunch, focado em inovação e tecnologia, traçou um panorama do ecossistema de startups do Brasil a partir das ações que fomentaram o empreendedorismo e a inovação locais, desde a criação da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), em 1983. Ao retratar as origens do movimento, aponta como um dos destaques a criação do Instituto Inovação em 2000, organização que deu origem à INSEED, Inventta e ao Tropos Lab.
dezembro 29, 2016

CEO Summit

Reforçando o propósito de inspirar e criar riqueza a partir do empreendedorismo e do conhecimento a INSEED realizou seu primeiro CEO Summit no dia 17 de novembro de 2016, no Google Campus São Paulo . Foi um momento de intenso networking e troca de experiências. Confira aqui todos os painéis apresentados no evento:
dezembro 29, 2016

Dow, EDP e Telefônica falam sobre como adotaram a inovação aberta

A conversa é parte da programação do primeiro CEO Summit realizado pela INSEED Investimentos,  no dia 17 de novembro, no Campus São Paulo.
dezembro 12, 2016

INBATE destaca características essenciais na busca por investimentos

A iniciativa é uma parceria entre a INSEED e o Tropos Lab (escola de empreendedorismo e inovação).
dezembro 2, 2016

Há um momento certo para empreender?

A questão foi discutida no CEO Summit da INSEED, realizado no dia 17 de novembro de 2016, no auditório do Campus São Paulo.
novembro 21, 2016

Prepare sua empresa para receber investimentos

A INSEED Investimentos e o Tropos Lab convidam você para o INBATE (Investimento de Base Tecnológica), programa que busca capacitar empreendedores e negócios de base tecnológica (hard science) para receberem investimentos de fundos de capital semente. O projeto foi desenvolvido a partir da ideia de que o maior problema para os investidores não é encontrar boas ideias, mas sim ter acesso a negócios preparados para serem investidos.
novembro 8, 2016

Programa busca startups na área de saúde

Cada startup selecionada poderá receber até R$ 300 mil.
novembro 7, 2016

Feira reúne eventos focados em negócios, inovação e tecnologia

De 9 a 13 de novembro, Belo Horizonte receberá a primeira edição da FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia). A Feira vai agrupar eventos diversos no Expominas para um público formado por startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia, inovação e ensino superior. O evento incentiva o intercâmbio de experiências e a geração de negócios.
outubro 17, 2016

Encontro gratuito convida startups, empresas e investidores

O ecossistema brasileiro de startups e as tendências mundiais na área estão em pauta no evento “ABES e o Mundo das Startups”, que ocorrerá capital paulista na quarta-feira, 19 de outubro. O encontro, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), é aberto ao público e tem entrada gratuita mediante inscrição.
outubro 13, 2016

Startup Weekend busca capacitar e inspirar empreendedores no RS

A iniciativa é da  Techstars  em parceria com a Google e já chegou a cerca de 100 países.
outubro 7, 2016

Inseed firma parceria com o SENAI

A  iniciativa planeja   estimular o cenário nacional de inovação.
outubro 4, 2016

Workshop de inovação e nanotecnologia chega a MG

O evento é parte da programação da Feira Nano Trade Show,  que vai ser realizada  entre 9 e 11 de novembro, em São Paulo (SP).
setembro 30, 2016

Evento destaca atuação das mulheres no ecossistema de inovação

Organizado pela Techstars, o  Startup Weekend   conta com  edições realizadas em quase 700 cidades de todos os continentes.
setembro 29, 2016

Fundo FIMA anuncia investimento da OXI Ambiental

O aporte realizado e a tecnologia da empresa foram tema de matéria da Revista Exame na quinta-feira, 28 de setembro.
setembro 26, 2016

Seminário discute vantagens de cada tipo de investimento

O evento é gratuito e possui vagas limitadas.
setembro 22, 2016

TMED e o mercado de internet das coisas

Matéria deste mês na  Folha  destaca o mercado de internet das coisas, e cita como exemplo  solução  desenvolvida pela TMED Tecnologia Médica, empresa investida pelo Fundo Criatec  em 2009.
setembro 20, 2016

Como captar recursos para empresas nascentes?

Investidores Anjo, agências  de fomento e fundos de capital empreendedor são opções para negócios que buscam expansão. O diretor da Inseed Investimentos, Alexandre Alves, e o fundador da Diagnext, Leonardo Melo, participaram do programa Papo de Especialistas do Sebrae, em uma edição que abordou a captação de recursos para negócios em estágio inicial. O projeto é uma plataforma multimídia de coaching que traz conteúdos voltados para gestão de pequenas empresas.
setembro 14, 2016

Evento no RS incentiva empreendedorismo

Workshops, palestras, atividades culturais e Feira de Ciências fazem parte da programação.
setembro 12, 2016

Conheça a trajetória da Magnamed

A história da empresa foi destaque no site da   Endeavor,  organização brasileira de apoio à  cultura empreendedora que utiliza cases de sucesso para   inspirar projetos inovadores pelo mundo. 
setembro 9, 2016

Empresas do Criatec entre as PMEs que mais crescem no Brasil

Mesmo em período de crise econômica, empresas do Fundo mantiveram um desempenho sólido.
setembro 1, 2016

Atores do ecossistema de inovação participam de evento em SP

As atividades do dia incluíram  seis palestras e mais de 40 expositores.
agosto 31, 2016

Cianet conquista prêmio de excelência em gestão

A distinção anual possui quatro categorias: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Critérios de Excelência.
agosto 30, 2016

Workshop em SP debate empreendedorismo em nanotecnologia

Parte da programação da Feira Nano TradeShow, realizada em São Paulo (SP), o Workshop de Inovação e Tecnologia (WIN) ocorreu no dia 23/08 em São Bernardo do Campo (SP). Promovida pela HEWE Eventos, esta ação de extensão a feira tem com o objetivo levantar informações sobre os avanços e as tendências de soluções inovadoras por parte dos fornecedores de tecnologia e pela indústria, além de promover o networking entre as partes.
agosto 29, 2016

História da Polinova é contada na Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O case de aceleração da Polinova foi narrado por Fabio Barcia, criador da empresa, em matéria presente na  edição de agosto de 2016 da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
agosto 22, 2016

Inscrições abertas para programa que acelera startups

Estão abertas as inscrições para o 18º Programa de Aceleração da Startup Farm. O projeto seleciona empresas para serem aceleradas no Campus São Paulo, espaço de empreendedorismo do Google, e ganham acesso a uma rede estratégica de mentores e investidores.
agosto 22, 2016

Fundo busca tecnologias voltadas para o agronegócio

O FIP INSEED FIMA procura empresas nascentes com tecnologia forte aplicada ao meio ambiente  para aportar capital, gestão e estratégia.
agosto 17, 2016

Corporate Venture é instrumento de inovação para grandes empresas

O assunto foi discutido em seminário  realizado no  espaço de coworking  Cubo, em São Paulo (SP).
agosto 10, 2016

VALOR: Criatec anuncia desinvestimento da Rizoflora

A negociação foi tema de matéria do jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (10/08/2016).
agosto 10, 2016

Inseed integra banca de programa do Sebrae

No último domingo (07/08), o Gerente de Negócios da INSEED Investimentos, Gustavo Piccinini, participou da banca do LabCred, iniciativa do Sebrae/RS. O programa foi criado para ajudar empresas a identificarem a melhor opção de captação de recursos para seus projetos inovadores, e entender como prepará-los melhor junto a nomes significativos do mercado. Os encontros do Labcred ocorreram em Porto Alegre (RS) e contaram com exposição de cases de sucesso, palestras, mentorias e promoção de conexões estratégicas.
agosto 9, 2016

Geofusion entre as empresas nascentes mais promissoras do Brasil

Empresas de e-commerce, saúde, beleza, entre outros também aparecem na lista.
agosto 8, 2016

Evento gratuito busca interligar startups e ecossistema

INSEED Investimentos participa como expositora e tira dúvidas sobre recursos para o crescimento de negócios A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade realiza em 30 de agosto o primeiro SP Conecta. O evento espera receber mais de 500 pessoas entre startups e agentes estratégicos do ambiente de inovação, e possui inscrições gratuitas mediante inscrição.
agosto 3, 2016

Saiba como funciona o ciclo de um fundo de investimento

O empreendedor e o investidor unem forças para trazer segurança e proporcionar crescimento ao negócio e, ao fim do processo, seguem rumos separados. O capital empreendedor consiste em uma das formas de captação de recursos na qual investidores, em troca de participação acionária, tornam-se sócios de empreendedores, que por sua vez, buscam suporte e recursos financeiros para expandir seus negócios. Ele se aplica a todo empreendedor que tenha um diferencial competitivo forte baseado em inovação e esteja em busca de um crescimento acelerado para o seu negócio. Esse tipo de investimento possui um ciclo dividido em três fases: prospecção, aceleração e desinvestimento.
agosto 1, 2016

Evento discute tecnologias inovadoras para a área de saúde

O Sebrae e a Unimed BH, com apoio da INSEED Investimentos, apresentam mais uma edição do Startup Talks: Conversando Sobre Negócios & Saúde. No evento, vão ser discutidas as oportunidades e desafios do mercado, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias inovadoras para a área de saúde.
julho 26, 2016

Quais critérios observar ao procurar um sócio?

Na hora de buscar um parceiro para os negócios é importante observar se ele possui um perfil complementar ao seu.
julho 21, 2016

Fundos buscam negócios que resolvam problemas de grande escala

Reportagem de capa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios traz guia com as principais fontes de recursos para empreendedores e cita a Inseed Investimentos.
julho 20, 2016

Como preparar minha empresa para o processo de avaliação de um Fundo?

A decisão de buscar um fundo de investimento em participações (FIP) deve estar acompanhada de certo grau de maturidade em torno da seguinte reflexão: Onde quero chegar com meu negócio? Fundos de Investimento em Capital Empreendedor são uma das formas de captar recursos para o crescimento acelerado de um negócio. Para o investidor, representam uma solução para o aporte de recursos em micro e pequenas empresas. Nesse tipo de Fundo, investidores tornam-se sócios de empreendedores, recebendo participação acionária e oferecendo em troca suporte e recursos financeiros para expandir o empreendimento.
julho 19, 2016

Inseed participa de banca do projeto Startup RS

No dia 12 de julho aconteceu o Demoday, evento de apresentação das empresas da Turma 3 do programa Startup RS, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). O Startup RS é um programa de capacitação que busca transformar startups em negócios consolidados.  Para tanto, são selecionadas quinze startups e o empreendedor recebe workshops, consultorias e sessões de mentoria por 5 meses.
julho 15, 2016

Nanovetores em pauta na imprensa nacional

Investida pelo Fundo Criatec* a partir de 2012, a Nanovetores foi tema de duas matérias no mês de julho, uma no Portal G1 e outra na Revista Exame. A empresa chama a atenção de veículos nacionais por ser precursora no uso de nanotecnologia focada em sustentabilidade e apresentar alto potencial de crescimento.
julho 12, 2016

Sebrae lança edital de fomento para projetos inovadores de pequenos negócios

O objetivo da entidade é contribuir para o aumento da competitividade e da produtividade dos pequenos negócios com potencial de alto impacto. 
julho 6, 2016

Prêmio para projetos do setor de energia está com inscrições abertas

O Prêmio EDP Open Innovation é um programa de aceleração para desenvolvimento de novos projetos focados em inovação - tanto de tecnologias, quanto de modelos de negócio - na área de tecnologias limpas, dentro do setor de energia. A competição está aberta para inscrição de equipes formadas por no mínimo 2 e no máximo 4 integrantes até 31 de agosto no endereço: http://edpopeninnovation.edp.pt/
junho 30, 2016

Magnamed entre as melhores empresas para trabalhar na área de Saúde

Localizada no estado de São Paulo, a Magnamed desenvolve soluções em equipamentos médicos para ventilação pulmonar e anestesia. A empresa recebeu aporte do Fundo Criatec em 2008.
junho 27, 2016

Fundo Criatec 3 busca empreendedores no ES

A gerente de negócios da INSEED Investimentos, Paula Rechtman, participou de dois eventos em Vitória (ES), na última semana, com o intento de falar sobre capital empreendedor e de encontrar negócios inovadores. “O cenário está pulsante. Grandes instituições estão unidas conosco para fazer a ponte entre a academia e os negócios. Temos envolvido muitos empresários para criar essa história de sucesso. É empolgante ver o amadurecimento da região, ” apontou.
junho 24, 2016

Programa da UFMG atua na conexão de tecnologias desenvolvidas na Universidade com o mercado e a sociedade

Lançado em maio de 2016, o Nexu vai ser encerrado no dia 28 de junho. A próxima edição do Programa está prevista para o primeiro semestre de 2017.
junho 23, 2016

RS recebe seminário sobre captação de recursos

Nesta segunda-feira (20/06), o Sebrae realizou o evento "Workcred – Captação de Recursos para Projetos Inovadores" no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF). Como parte da programação do evento, o Fundo Criatec 3 foi apresentado ao público pelo Gerente de Negócios da INSEED Investimentos, Gustavo Piccinini.
junho 22, 2016

Evento em SC discute formas de expansão de negócios

O Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) vai realizar na próxima terça-feira (28/06) o “Workshop Investor Day”. O objetivo do evento é apresentar a empreendedores formas de desenvolver negócios e atingir resultados econômicos expressivos. A programação conta com palestra do Gerente de Negócios da INSEED Investimentos, André Wetter, e do líder da Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina (RIA-SC), Marcelo Cazado.
junho 20, 2016

O TEMPO: Resultados do FIMA são destaque na imprensa mineira

Inseed, Fundo FIMA e Tbit são tema de matéria do caderno Negócios no jornal O Tempo.
junho 20, 2016

REVISTA ECOLÓGICO: Soluções inovadoras para a crise de recursos

Coluna da Inseed na Revista Ecológico discute soluções para desafios de abastecimento hídrico e geração de energia.
junho 16, 2016

VALOR: Inovação para produção agropecuária atrai investimentos no Brasil

Tamanho do setor agropecuário no Brasil e quantidade de problemas que precisam ser resolvidos são apontados em reportagem como alguns dos fatores que motivam a busca por soluções inovadoras.
junho 16, 2016

Tecnologia da Akmey busca economizar 80% de água em processo têxtil

Solução criada pela empresa está em pauta na edição de junho da Revista Época Negócios.
junho 13, 2016

Uso de propriedade intelectual em negócios é tema de discussão aberta

A Axonal Consultoria Tecnológica  vai realizar nesta quarta-feira (15/06) um workshop com o tema “Uso estratégico de propriedade intelectual em negócios”. A conversa, que terá a participação membros da INSEED, será conduzida por Henry Suzuki, sócio fundador da Axonal, e especialista em propriedade intelectual. Segundo Suzuki “O objetivo do encontro é refletir sobre como os negócios utilizam as ferramentas de apropriação intelectual e as informações estratégicas e tecnológicas contidas em documentos de patente” e também tirar dúvidas sobre o tema. A discussão é aberta ao público e vai ser transmitida online, por WebEx, a partir de 10h30.
junho 6, 2016

Participação da Nanovetores na FCE repercute na imprensa especializada

Como apontado em matéria no site da Inseed, a Nanovetores participou da FCE Cosmetique 2016, realizada entre 10 e 12 de maio, em São Paulo. A FCE traz inovações no setor de higiene e beleza por meio de estandes de empresas e palestras apresentadas no Congresso da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), que ocorre paralelamente à feira, no mesmo local. Nesta edição, o Portal Cosmetic Innovation apontou a Nanovetores, investida pelo Fundo Criatec, como um dos destaques do evento. A empresa levou ao público do Expo Center suas formas de aplicação da nanotecnologia para promover eficácia, rapidez e sustentabilidade no resultado cosmético.
junho 1, 2016

Inscrições abertas para seminário “Crédito para Inovação”, em Curitiba

 Criatec 3 vai ser apresentado no evento, que é direcionado a empresas com foco em inovação, startups, universidades e associações regionais.  Interessados em saber mais sobre investimento de capital de risco em negócios inovadores já podem se inscrever no Seminário “Crédito para Inovação”, promovido pela Fomento Paraná, em parceria com a FTD Digital Arena e com a HotMilk. O evento vai ser realizado na próxima quarta-feira, 8 de junho, na FTD Digital Arena, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 14h de terça-feira (07/06).
maio 30, 2016

Fundo FIMA forma parceria com a Revista Ecológico

A Edição Nº 89 marca o lançamento de nova coluna com matéria intitulada "O caminho para a sustentabilidade."
maio 23, 2016

Criatec 3 é apresentado em seminário no Paraná

O evento recebeu cerca de 60 participantes entre empresas com foco em inovação, startups, entidades, universidades e associações regionais.
maio 19, 2016

Reunião na capital mineira marca início oficial dos trabalhos do Criatec 3

O evento contou com participação da equipe INSEED e de representantes dos bancos, agências de fomento e corporações ligadas ao Fundo, que já aportou mais capital do que o previsto.
maio 13, 2016

Nanovetores apresenta soluções para o setor de cosméticos em feira

A empresa expôs a tecnologia de insumos encapsulados à base de água para profissionais ligados à indústria de cosméticos. Entre 10 e 12 de maio, a Nanovetores, investida pelo fundo Criatec, participou da 21ª FCE Cosmetique, uma das principais plataformas de negócios do setor cosmético no Brasil. O evento aconteceu no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), e apresentou inovações tecnológicas para toda a cadeia produtiva do setor.
maio 9, 2016

Inseed participa de evento e apresenta Criatec 3

O Criatec 3, fundo de investimento liderado pelo BNDES e gerido pela INSEED Investimentos, foi apresentado a empreendedores e investidores em Florianópolis (SC), na última quinta-feira (05/05), durante o 1º Vertical Meeting. O evento foi promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e reuniu mais de 130 empresas inovadoras interessadas em se capitalizar.
maio 6, 2016

INSEED e Warren Buffett concordam: Taxa de administração deve estar atrelada ao retorno do investimento

Em matéria, o jornal Valor Econômico destacou as dicas de investimento proferidas por Buffet em assembleia.
maio 3, 2016

Criatec 3 busca empreendedores em SC

Fundo será apresentado em encontro que discute capital de risco para empresas inovadoras.  
abril 26, 2016

Um programa para acelerar sua startup!

Startup Farm recebe inscrições de soluções inovadoras para o mercado até 15 de maio!
abril 26, 2016

ESTADÃO: Recém-investida pelo Fima, CHP gera energia a partir de fontes alternativas

O FIMA, fundo com foco em meio ambiente, gerido pela Inseed, é assunto de matéria do Estadão. No artigo, a CHP (foto) e mais três empresas prospectadas pelo fundo falam sobre essa experiência e como pretendem utilizar os recursos aportados.  
abril 20, 2016

Projeto Frei.re, da Escribo, permite que professores e alunos criem seus próprios jogos digitais!

A Escribo, empresa investida pelo Criatec, está entre as 20 mais inovadoras segundo o BID
abril 14, 2016

Entenda conceitos ligados ao Capital Empreendedor. Sua empresa é candidata a receber esse tipo de recurso?

Matéria do Diário do Comércio de São Paulo explora conceitos como Capital de Risco, Venture Capital e Capital Empreendedor. Os termos às vezes se confundem, mas aqui no Brasil, a a ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital) adota a denominação Capital Empreendedor. E a INSEED Investimentos também prefere esse termo, por acreditar que ele valoriza o aspecto ligado ao desenvolvimento econômico, à criação de negócios e geração de riquezas, que de fato é a função do Capital Empreendedor, quando aplicado à um empreendimento.
abril 1, 2016

IMEVE começa 2016 com três lançamentos

Sempre com foco na sustentabilidade e em produtos inovadores, a Imeve chega em 2016 com o lançamento de três produtos no mercado veterinário. O Vitaferr 20 é um produto que vem para auxiliar no tratamento de anemias em suínos, ovinos, caprinos e bovinos. O medicamento aumenta a absorção de ferro no organismo do animal sem efeitos colaterais. Segundo Wellington Rossito, gerente nacional de vendas da empresa “sua absorção pelo organismo animal é lenta, propiciando suprimento de ferro por tempo prolongado”. O segundo produto, focado no setor leiteiro é o Ocitomeve é uma ocitocina sintética que tem como principal função estimular a musculatura lisa da glândula mamária e comisso conseguir melhores resultados na ejeção de leite, sem reações adversas ao animal. Com fácil aplicação e ação rápida o produto ainda possui outros benefícios ao animal, explica Gustavo Henrique Nogueira Costa, diretor técnico da empresa: “Um importante benefício do produto é a prevenção da mastite, pois promove o esgotamento total da glândula mamária em virtude das contrações musculares dos alvéolos e dos canais galactóforos. Durante e após o parto, Ocitomeve age como estimulador da contração do útero e das glândulas mamárias. Auxilia no controle da hemorragia uterina pós-parto, retenção de placenta, atonia uterina e na insuficiência contrátil da musculatura uterina durante o parto”.
abril 1, 2016

Cianet cresce 30% em 2015

A Cianet, empresa que já aparece como referência no mercado de produtos e desenvolvimento de tecnologias para os setores de operadoras de internet e TV, anunciou um crescimento de 30% em um ano.
março 22, 2016

Criatec 3 é lançado no Paraná

No último dia 17 de março, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, a Fomento Paraná e a INSEED Investimentos realizaram o lançamento oficial do Fundo Criatec 3 no estado do Paraná, em Curitiba, no Espaço Cultural do BRDE.
março 1, 2016

VALOR: Tecnologia sustentável para a indústria têxtil recebe aporte

Matéria no Jornal Valor Econômico cita a Akmey, recém investida pelo Fundo FIP INSEEED FIMA A Akmey Brasil, empresa de Indaial (SC), desenvolveu uma solução inovadora e ambientalmente sustentável que conquistou espaço na indústria têxtil e já chamou a atenção de investidores. Trata-se de bioprocesso de tingimento de fibras com utilização de enzimas, que traz uma série de vantagens qualitativas. Além de os produtos tratados apresentarem melhor acabamento, brilho e durabilidade, as plantas industriais registram redução de até 35% na geração de efluentes, no consumo de energia elétrica (20%) e água (30%), além de permitir um ganho de até 30% em hora-máquina.
março 1, 2016

Fundo Criatec 3 é notícia no portal PEGN

Portal Pequenas Empresas Grandes Negócios traz notícia do Fundo Criatec 3 na área de startups, na última sexta-feira, dia 26/02. Veja a matéria completa aqui: http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2016/02/fundo-criatec-tem-r-200-milhoes-para-startups.html
fevereiro 15, 2016

Valor Econômico noticia início do Criatec 3

Em matéria desta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, o jornal Valor Econômico noticia evento que será realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) hoje para lançar o Fundo Criatec 3, sob gestão da INSEED Investimentos.
janeiro 28, 2016

Guia Criatec 3

Criatec 3 para empreendedores O que você, empreendedor, precisa saber e fazer para se candidatar ao Fundo Criatec 3. Saiba tudo sobre como funciona, regras, critérios, fases..
dezembro 23, 2015

Case Geofusion

Muitas empresas da carteira Criatec, fundo co-gerido pela INSEED, são hoje referência de negócios inovadores que cresceram significativamente e conquistaram mercado no Brasil e no mundo. Esses negócios geram impacto em sua cadeia produtiva, solucionam demandas de mercado e da sociedade de forma disruptiva, além de trazer resultados financeiros para os empreendedores do negócio e para os investidores do Fundo.
novembro 30, 2015

Silicon Reef é uma das escolhidas para intercâmbio no Vale do Silício

Investida do Criatec, a empresa foi uma das selecionadas para programa Deep Dive, iniciativa da Apex e do Porto Digital
setembro 23, 2015

Empresas inovadoras crescem mais

Seis empresas da carteira INSEED estão no Ranking Nacional Exame/Deloitte das PMEs que mais crescem. Essa é a terceira vez consecutiva que as empresas investidas pelos Fundos geridos pela INSEED Investimentos se destacam nesse ranking. Esse ano, todas as empresas listadas são do Fundo Criatec:
setembro 29, 2014

Artigo de Gustavo Junqueira sobre Relação com Investidores esclarece dúvidas essenciais

A relação com investidores antes durante e depois do investimento Gustavo Junqueira - Diretor da Inseed Investimentos, Membro do Comitê de Empreendedorismo, Inovação, Capital Semente e Venture Capital da ABVCAP Esta é uma questão cada vez mais presente no cotidiano do empreendedor.  Há uns anos, investidor era algo raro no mercado. Hoje, após a queda contínua dos juros e relativa estabilização econômica, o investimento na economia real começa a se tornar uma realidade. Falta muito para nos tornarmos uma economia dinâmica, com uma oferta grande de recursos para todos os estágios de empresas: desde startups até companhias em processo de abertura capital na bolsa de valores (IPO).  Mas já podemos dizer que esta roda começou a girar e que a opção de receber investimentos está cada vez mais forte e próxima dos empreendedores. Esta novidade traz, porém, muitas dúvidas. Como funciona este negócio de venture capital? O que o investidor vai exigir de mim? Vou perder a liberdade? Voltar a ser empregado, depois de tanto esforço? O investidor vai valorizar tudo que conquistei até aqui? Quero alguém controlando cada passo meu? E se depois ele vender a minha empresa?
setembro 25, 2014

Lista de Fundos de Capital Semente

Criatec - http://www.fundocriatec.com.br/ Criatec 2 - http://www.criatec2.com.br/ Cventures - http://www.cventures.com.br/ Fundepar - http://fundepar.ufmg.br Fundo de Inovação Paulista - http://www.desenvolvesp.com.br/portal.php/fundo_inovacao_paulista Horizonti - http://confrapar.com.br/releases/FIEEI_HorizonTI_Press_Release.pdf Nascenti - http://nascenti.com.br/
setembro 23, 2014

Lista de Gestores de Venture Capital

A5 Partners Acelera Partners Altivia Ventures Antera Gestão de Recursos Astella Investimentos Atacama Ventures Bolt Ventures Bossa Nova Investimentos Bozano Investimentos BR Opportunities Cedro Capital Confrapar Copabana House Ventures CRP Companhia de Participações CVentures DGF Investimentos DOMO Invest e.Bricks Digital FIN Health FIR Capital Fundo Pitanga Gera Venture Capital GrowPlus Ventures Ideiasnet Indicator Capital Inseed Investimentos Invest Tech KaszeK Ventures Kick Ventures Koolen & Partners Mindset Ventures Monashees Capital Mov Investimentos MSW Capital Performa Investimentos Portcapital Redpoint Ventures SP Ventures TOTVS Ventures Triaxis Capital Vox Capital
setembro 23, 2014

Lista de Investidores-Anjo

Anjos do Brasil Anjos da Amazônia Gávea Angels Floripa Angels  Curitiba Angels  HBS Alumni TI Angels  Vitória Investidores Anjos  Jacard investimentos  C2i Anjos 
setembro 23, 2014

Lista de Agências de Fomentos

AGÊNCIAS DE FOMENTO   SITES
setembro 23, 2014

Lista de Aceleradoras

Nome Site Estado de Atuação
julho 7, 2014

Imeve é destaque em aditivos alimentares para animais domésticos

Imeve, empresa investida do fundo Criatec especializada no desenvolvimento de artigos veterinários inovadores, é convidada a falar sobre os benefícios funcionais da utilização de aditivos alimentares na dieta dos animais.
junho 10, 2014

Empresas de Biotecnologia e o acesso a Investidores

A longa estrada das “Ciências da Vida” e a via expressa dos “Mercados de Capitais”: Quando (e como) elas se cruzam?
maio 5, 2014

Hexagon assina acordo para adquirir a Arvus, investida do Criatec

Empresa brasileira especializada em agricultura de precisão assina acordo com Hexagon.               A Inseed, co-gestora do Fundo, orgulha-se de ter participado ativamente desta história de sucesso na criação de inovação de nível mundial e do excelente retorno dado aos cotistas. Por Carine Ferreira | Valor, 2 de maio de 2014 SÃO PAULO - A Hexagon, empresa líder mundial no fornecimento de sistemas de metrologia, design e soluções de visualização, anunciou a aquisição da Arvus, empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de produtos de agricultura de precisão no Brasil. Com sede em Estocolmo, na Suécia, a Hexagon atua em 40 países e tem faturamento anual de 2,4 bilhões de euros. A Hexagon adquiriu 115 empresas em diversos países nos últimos dez anos e construiu um vasto portfólio de tecnologias que atendem a praticamente todos os setores da indústria, inclusive o agronegócio. São empresas do grupo, por exemplo, Leica Geosystems, NovAtel, Intergraph, Sisgraph e Devex, de acordo com comunicado enviado pela Arvus. Com sede em Florianópolis (SC), a Arvus tem presença em todas as regiões agrícolas do Brasil, nos mercados de grãos, sucroenergético e florestal. A empresa possui um portfólio completo de equipamentos eletrônicos e software para agricultura de precisão. Para os atuais gestores da Arvus, que continuarão à frente da operação da empresa, a aquisição é um passo estratégico fundamental no desenvolvimento das soluções de “Smart Agriculture” da empresa europeia. A Arvus promoverá a expansão das ações atuais da Hexagon em agricultura, complementando as suas soluções mundiais de geoprocessamento e controle de máquinas. “Juntamente com a nossa atual presença no agronegócio, a aquisição da Arvus ajudará a liderar o caminho para o desenvolvimento de mercado e de produtos, permitindo que a Hexagon ofereça um conjunto de soluções inovadoras para aumentos de produtividade, redução de desperdícios e otimização de processos e recursos agrícolas”, disse em nota Ola Rollén, Presidente e CEO da Hexagon AB. A conclusão da transação está sujeita à aprovação de agências reguladoras e outras condições habituais de fechamento. © 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. Leia mais em: http://www.valor.com.br/agro/3534916/hexagon-assina-acordo-para-aquisicao-da-arvus#ixzz30qe7yJn1
abril 16, 2014

Expansão dos negócios: Quando ter um sócio investidor é uma boa opção?

Nos últimos 20 anos termos como “empreendedorismo”, “inovação” e “capital de risco” se tornaram cada vez mais comuns no contexto de empresas e negócios no Brasil. Mas, na prática, para muitos ainda restam dúvidas: como funciona este mundo onde investidores, empresas e seus empreendedores tentam se entender, se desvendar? Alexandre Alves, General Partner da Inseed Investimentos Em lados extremos deste universo podemos encontrar dois grandes grupos: o primeiro é formado pela jovem comunidade de empreendedores dos negócios digitais (TI/web), que já nascem buscando investidor, participando de programas de startups e aceleração e apresentam com frequência seu “pitch” para atrair investidores. Tem sido cada vez mais comum estes empreendedores encontrarem um crescente número de pessoas interessadas em viver a experiência de ser um “investidor anjo”. Seja em carreira solo, quanto através de “redes de investidores”, estes investidores estão inspirados pelo ideal de reproduzirmos no Brasil as histórias de gente que “ganhou dinheiro e fez diferença investindo nas empresas digitais quando estas ainda eram só promessa/ projeto”. Neste grupo há também negócios além do mundo TI/Web (ex.: biotecnologias, novos materiais, energia, meio ambiente, franquias, agronegócios e tantos outros), onde atuam os Fundos de Investimento de seed / venture capital, que tem como principais propulsores os agentes institucionais (BNDES, FINEP, Bancos e Agências Regionais de Fomento). Na outra extremidade, um segundo grupo é formado pelas grandes empresas, tanto as listadas em Bolsa de Valores quanto as médias e grandes corporações de capital fechado. Junto deste mercado estão os fundos de private equity, os constantes movimentos de fusões e aquisições, as operações financeiras mais sofisticadas baseadas em dívidas/ debêntures conversíveis, os grandes projetos de infraestrutura, fundos imobiliários. Vez ou outra, alguns projetos são tão ambiciosos quanto à capacidade de atrair investidores e grandes somas de recursos, quanto incertos em seus desafios de execução. Entre estes dois extremos há o grupo intermediário formado por um amplo universo de empresas dos mais diversos setores e cadeias de valor. É neste segmento que encontramos os empreendedores um pouco mais calejados e os negócios que já ultrapassaram os “vales da morte” dos anos iniciais, mas que ainda não alcançaram o “nirvana do crescimento acelerado e sustentável”, onde todo o seu potencial de expansão poderia ser realizado. São negócios que ultrapassaram o primeiro milhão de faturamento mensal ou anual, mas que não dominam ainda a equação para dobrar, triplicar, multiplicar estes números daí pra frente. Porém, sabem que tal equação envolve necessariamente a aquisição de mais recursos e se veem diante de algumas opções para obtê-los, como por exemplo: a) Crescer por conta própria num ritmo gradual, reinvestindo e mantendo a autonomia sobre o controle dos rumos da empresa (“cheguei sozinho até aqui e deu certo”). b) Investir de forma mais acelerada, contratando financiamentos de curto (capital de giro), médio (equipe / marketing) e longo (instalações, infraestrutura, máquinas, tecnologias) prazo. Aumenta a exposição da empresa quanto ao nível de endividamento e alavancagem financeira. O empreendedor mantém-se como controlador da operação e torna-se o principal avalista da dívida. c) Ligar o motor turbo da expansão e aumentar a capacidade de investimento e competitividade da empresa, trazendo um sócio investidor com boa capacidade de aporte financeiro (ex.: Fundos de Investimento) e de perfil ativo na definição e execução da estratégia de negócios, agora bem mais ambiciosa. Dilui a participação acionária, podendo manter-se como acionista majoritário e como executivo líder, mas consente em dividir gestão mediante regras de boa governança (conselho de administração) e contração de novo(s) executivo(s). As duas primeiras opções são as mais usuais; a terceira ainda não é algo tão comum no Brasil. Mas em uma roda de conversas desde grupo de empresários é possível ouvir: “E aí, como vai a vida agora que ficou rico com o investimento do Fundo?” Esta pergunta reflete apenas uma das várias imagens e mitos que rondam a decisão de aceitar um sócio investidor. Afinal, a entrada de um sócio com este perfil é o ponto de partida de uma nova fase do empreendimento e não o ponto de chegada onde “agora se acabaram todos os problemas”... Alguns critérios podem ser úteis para avaliar o momento de buscar um novo sócio para o negócio. Destacamos abaixo dois destes que podem ser usados como referência: 1) Posicionamento de mercado (x) capacidade de se manter competitivo Empresas que conquistaram seu lugar ao sol enfrentam concorrência por todos os lados, a começar pelas pequenas e ágeis empresas inovadoras, dispostas a sacrificar margens a todo custo pra entrarem no mercado. Elas apresentam ofertas de valor mais modernas, que acabam por atrair a atenção daquele cliente sempre impelido a “experimentar” alguma solução inovadora. Depois pelos concorrentes diretos, sempre em busca de diferenciação e por fim, concorrência das grandes corporações que estão indo disputar nichos em mercados onde antes não atuavam, usando suas forças de marca e poder de fogo. Neste cenário, ganhar uma musculatura adicional - traduzida em aporte de recursos (cash in) - para deslanchar os projetos de investimentos, atrair peças chaves para a equipe, revitalizar a saúde financeira e aumentar participação de mercado com força de vendas e ações qualificadas de marketing, representa fator decisivo entre quem vai crescer e quem vai ficar pra trás. 2) Planejamento e estratégia (x) capacidade de execução Muitas empresas foram criadas e mantidas à imagem e semelhança do talento e competência de seus fundadores. Uma visão adequada e um bom timing de decisão são fatores determinantes nas trajetórias de empresas bem sucedidas. Mas o que nos leva até um determinado ponto pode não ser mais suficiente para cumprir, com o mesmo sucesso, novas etapas do ciclo de vida da empresa. As decisões ganham em complexidade, o ambiente de negócios, tanto o macro quanto o micro, é sempre cercado de incertezas e o fôlego precisa ser renovado. A entrada de um novo sócio impõe ritmos de boas práticas de gestão, também chamados de governança. Práticas como orçamento anual, avaliações mensais, pauta de assuntos estratégicos sempre à vista, ajudando a empresa a não cair na armadilha de trocar o importante pelo urgente, trazem fôlego novo e aportam outro olhar sobre os desafios de negócio. Além de revisitar a estratégia, a presença de um novo acionista permite a implantação de novos investimentos, e deve ser capaz de assegurar a execução da visão estratégica. Há dinheiro e há bons projetos Pelo lado dos investidores há um crescente interesse, tanto nacional quanto estrangeiro, por empresas que se encontrem neste ponto de decisão “crescer ou crescer”, pois é justamente neste universo - de empresas em estágios intermediários da jornada empresarial – que estão localizadas as oportunidades substanciais de expansão acelerada e com uma boa relação de risco / retorno. O clichê “sobra dinheiro, faltam bons projetos” que muitos gostam de alardear quando se referem ao desafio de desenvolver o mercado de capital de risco no Brasil está ficando no passado. Cada vez mais investidores e empresas estão buscando se encontrar, se conhecer e conversar sobre projetos de expansão e oportunidades de investimentos que geram resultados para todos. Ter um sócio investidor pode deixar de ser uma questão - por receio ou desinformação -, para ser uma opção bastante viável para empresas que tenham projetos arrojados de expansão. Além de ser uma ótima oportunidade de renovar e fortalecer uma geração de empreendedores qualificados, visionários e de alta performance.Artigo de Alexandre Alves explica quando um sócio investidor é alternativa para expandir os negócios Nos últimos 20 anos termos como “empreendedorismo”, “inovação” e “capital de risco” se tornaram cada vez mais comuns no contexto de empresas e negócios no Brasil. Mas na prática, para muitos ainda restam dúvidas: como funciona este mundo onde investidores, empresas e seus empreendedores tentam se entender, se desvendar? Em lados extremos deste universo podemos encontrar dois grandes grupos: o primeiro é formado pela jovem comunidade de empreendedores dos negócios digitais (TI/web), que já nascem buscando investidor, participando de programas de startups e aceleração e apresentam com frequência seu “pitch” para atrair investidores. Tem sido cada vez mais comum estes empreendedores encontrarem um crescente número de pessoas interessadas em viver a experiência de ser um “investidor anjo”. Seja em carreira solo, quanto através de “redes de investidores”, estes investidores estão inspirados pelo ideal de reproduzirmos no Brasil as histórias de gente que “ganhou dinheiro e fez diferença investindo nas empresas digitais quando estas ainda eram só promessa/ projeto”. Neste grupo há também negócios além do mundo TI/Web (ex.: biotecnologias, novos materiais, energia, meio ambiente, franquias, agronegócios e tantos outros), onde atuam os Fundos de Investimento de seed / venture capital, que tem como principais propulsores os agentes institucionais (BNDES, FINEP, Bancos e Agências Regionais de Fomento). Na outra extremidade, um segundo grupo é formado pelas grandes empresas, tanto as listadas em Bolsa de Valores quanto as médias e grandes corporações de capital fechado. Junto deste mercado estão os fundos de private equity, os constantes movimentos de fusões e aquisições, as operações financeiras mais sofisticadas baseadas em dívidas/ debêntures conversíveis, os grandes projetos de infraestrutura, fundos imobiliários. Vez ou outra, alguns projetos são tão ambiciosos quanto à capacidade de atrair investidores e grandes somas de recursos, quanto incertos em seus desafios de execução. Entre estes dois extremos há o grupo intermediário formado por um amplo universo de empresas dos mais diversos setores e cadeias de valor. É neste segmento que encontramos os empreendedores um pouco mais calejados e os negócios que já ultrapassaram os “vales da morte” dos anos iniciais, mas que ainda não alcançaram o “nirvana do crescimento acelerado e sustentável”, onde todo o seu potencial de expansão poderia ser realizado. São negócios que ultrapassaram o primeiro milhão de faturamento mensal ou anual, mas que não dominam ainda a equação para dobrar, triplicar, multiplicar estes números daí pra frente. Porém, sabem que tal equação envolve necessariamente a aquisição de mais recursos e se veem diante de algumas opções para obtê-los, como por exemplo: a) Crescer por conta própria num ritmo gradual, reinvestindo e mantendo a autonomia sobre o controle dos rumos da empresa (“cheguei sozinho até aqui e deu certo”). b) Investir de forma mais acelerada, contratando financiamentos de curto (capital de giro), médio (equipe / marketing) e longo (instalações, infraestrutura, máquinas, tecnologias) prazo. Aumenta a exposição da empresa quanto ao nível de endividamento e alavancagem financeira. O empreendedor mantém-se como controlador da operação e torna-se o principal avalista da dívida. c) Ligar o motor turbo da expansão e aumentar a capacidade de investimento e competitividade da empresa, trazendo um sócio investidor com boa capacidade de aporte financeiro (ex.: Fundos de Investimento) e de perfil ativo na definição e execução da estratégia de negócios, agora bem mais ambiciosa. Dilui a participação acionária, podendo manter-se como acionista majoritário e como executivo líder, mas consente em dividir gestão mediante regras de boa governança (conselho de administração) e contração de novo(s) executivo(s). As duas primeiras opções são as mais usuais; a terceira ainda não é algo tão comum no Brasil. Mas em uma roda de conversas desde grupo de empresários é possível ouvir: “E aí, como vai a vida agora que ficou rico com o investimento do Fundo?” Esta pergunta reflete apenas uma das várias imagens e mitos que rondam a decisão de aceitar um sócio investidor. Afinal, a entrada de um sócio com este perfil é o ponto de partida de uma nova fase do empreendimento e não o ponto de chegada onde “agora se acabaram todos os problemas”... Alguns critérios podem ser úteis para avaliar o momento de buscar um novo sócio para o negócio. Destacamos abaixo dois destes que podem ser usados como referência: 1) Posicionamento de mercado (x) capacidade de se manter competitivo Empresas que conquistaram seu lugar ao sol enfrentam concorrência por todos os lados, a começar pelas pequenas e ágeis empresas inovadoras, dispostas a sacrificar margens a todo custo pra entrarem no mercado. Elas apresentam ofertas de valor mais modernas, que acabam por atrair a atenção daquele cliente sempre impelido a “experimentar” alguma solução inovadora. Depois pelos concorrentes diretos, sempre em busca de diferenciação e por fim, concorrência das grandes corporações que estão indo disputar nichos em mercados onde antes não atuavam, usando suas forças de marca e poder de fogo. Neste cenário, ganhar uma musculatura adicional - traduzida em aporte de recursos (cash in) - para deslanchar os projetos de investimentos, atrair peças chaves para a equipe, revitalizar a saúde financeira e aumentar participação de mercado com força de vendas e ações qualificadas de marketing, representa fator decisivo entre quem vai crescer e quem vai ficar pra trás. 2) Planejamento e estratégia (x) capacidade de execução Muitas empresas foram criadas e mantidas à imagem e semelhança do talento e competência de seus fundadores. Uma visão adequada e um bom timing de decisão são fatores determinantes nas trajetórias de empresas bem sucedidas. Mas o que nos leva até um determinado ponto pode não ser mais suficiente para cumprir, com o mesmo sucesso, novas etapas do ciclo de vida da empresa. As decisões ganham em complexidade, o ambiente de negócios, tanto o macro quanto o micro, é sempre cercado de incertezas e o fôlego precisa ser renovado. A entrada de um novo sócio impõe ritmos de boas práticas de gestão, também chamados de governança. Práticas como orçamento anual, avaliações mensais, pauta de assuntos estratégicos sempre à vista, ajudando a empresa a não cair na armadilha de trocar o importante pelo urgente, trazem fôlego novo e aportam outro olhar sobre os desafios de negócio. Além de revisitar a estratégia, a presença de um novo acionista permite a implantação de novos investimentos, e deve ser capaz de assegurar a execução da visão estratégica. Há dinheiro e há bons projetos Pelo lado dos investidores há um crescente interesse, tanto nacional quanto estrangeiro, por empresas que se encontrem neste ponto de decisão “crescer ou crescer”, pois é justamente neste universo - de empresas em estágios intermediários da jornada empresarial – que estão localizadas as oportunidades substanciais de expansão acelerada e com uma boa relação de risco / retorno. O clichê “sobra dinheiro, faltam bons projetos” que muitos gostam de alardear quando se referem ao desafio de desenvolver o mercado de capital de risco no Brasil está ficando no passado. Cada vez mais investidores e empresas estão buscando se encontrar, se conhecer e conversar sobre projetos de expansão e oportunidades de investimentos que geram resultados para todos. Ter um sócio investidor pode deixar de ser uma questão - por receio ou desinformação -, para ser uma opção bastante viável para empresas que tenham projetos arrojados de expansão. Além de ser uma ótima oportunidade de renovar e fortalecer uma geração de empreendedores qualificados, visionários e de alta performance.
março 27, 2014

Preparando para a Inovação, artigo de Gustavo Junqueira no Valor Econômico

Artigo discute o marco regulatório e o marco tributário como forças contrárias à inovação no Brasil.
maio 29, 2013

Qual a taxa de crescimento de receita de uma start-up?

Vários empreendedores e investidores se deparam com esta pergunta no momento de construir ou avaliar projeções financeiras. Confira no exercício anexo (clique aqui para acessá-lo), preparado pela Inseed Investimentos, um benchmark para ajudá-lo a lidar com esta questão.

Newsletter